Sutilezas do Yoga: Ativação Abdominal

A prática de yoga por vezes parece ser composta predominantemente por técnicas complexas e as redes sociais acabam cumprindo o papel de consolidar essa impressão.

Se por um lado a estética das posturas desafiantes atrai likes e a atenção de muitos, por outro acabam afastando o público de uma compreensão mais profunda do que o yoga representa.

Nessa série de artigos pretendo trazer à tona certas sutilezas do Yoga que fazem toda a diferença tanto no momento da prática em si como no nosso dia-a-dia.

Ativação Abdominal do Yoga

O yoga ensina algumas ativações musculares que envolvem uma atuação interna sobre órgãos ou sobre o sistema nervoso com objetivo de direcionar ou não dispersar o fluxo energético em dadas circunstâncias.

No entanto algumas cumprem efeitos na camada externa desse nosso veículo físico.

É o caso da ativação abdominal sutil. Ela funciona para proteger nossa coluna lombar sobretudo em hiperextensões e atua como um pilar para manutenção de uma boa postura.

Sem essa ativação a sustentação da coluna fica por conta apenas dos músculos posteriores e eles logo ficam sobrecarregados dando uma sensação de cansaço nas costas.

A dica então que quero levar adiante nesse post diz respeito a essa ativação. No geral sempre lembre-se dela durante a realização de posturas em pé e procure levar esse hábito para fora do tapetinho.

Pratique essa ativação enquanto está sentado para trabalhar ou em pé, caminhando ou até mesmo correndo.

Nesse vídeo publicado no Instagram mostro como fazer essa ativação abdominal confira:

Uma observação importante

Não exagere nessa contração para não interferir na sua respiração, inclusive durante alguns pranayamas na posição sentada podemos liberar essa musculatura para ampliar a capacidade pulmonar. Da mesma forma na hora de relaxar a regra é soltar, descontrair…

Espero que essa dica seja relevante e possa contribuir com a sua jornada na prática de yoga e na vida.

Abraço e harih om!
Gilberto Schulz

Visite nossa plataforma de curadoria de vídeos públicos de Yoga organizado por seções para que não se perca em meio a tanto conteúdo aleatório do YouTube: Plataforma Yoga em Casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.