A palavra mudra significa selo ou gesto. Já o termo hridaya pode ser traduzido como “ao coração” mas livremente chamo essa mudrá de chave do coração pois ela muda o fluxo de prana das mãos para a área do peito nos ajudando a acessar emoções reprimidas.
Os dedos sabidamente são terminações nervosas e de acordo com a fisiologia sutil do yoga, as terminações dos dedos médio e anelar se relacionam diretamente com as nadis, os canais de energia, conectadas ao coração, ao passo que o dedo polegar fecha o circuito de prana, intensificando o fluxo para essa região.
No contexto do hatha yoga, as mudras se referem ao posicionamento de certas partes do corpo, no geral das mãos, de modo a alterar os estados mental e emocional através da percepção sensorial; favorecendo o aprofundamento da concentração, a investigação das emoções e até a induzir mudanças fisiológicas. Uma mudra pode envolver todo o corpo em uma combinação de asana, pranayama, bandha e técnicas de visualização.
Como fazer Hridaya Mudra
Sente-se numa posição confortável com a coluna ereta.
- Treine a posição dos dedos: A ponta dos dedos indicadores tocam a base dos dedos polegares e a ponta dos polegares tocam suavemente a ponta dos dedos médios e anelares.
- Com a mudra já preparada, respire de forma profunda, suave e lenta pelas narinas.
- Direcione a atenção para o contato entre os dedos polegares, médios e anelares.
- Deixe a percepção caminhar dos dedos para os braços até o coração.
- Conserve essa percepção por aproximadamente 2 minutos.
- Por fim, passe a soltar o ar pela boca, como um suspiro, o ar entra pelo nariz e sai pela boca enquanto a percepção caminha agora do coração para o dedo mínimo passando pelos braços.
- Após aprender e assimilar bem esses passos, experimente fazer com os olhos fechados.
Experimente realizar a prática de Hridaya Mudra conduzida em áudio
Conheça os benefícios dessa mudra
- Ajuda a acessar e liberar sentimentos reprimidos e angustiantes que causam uma sensação de nó no peito;
- Aumenta a vitalidade do coração.
- Favorece o fluxo sanguíneo, aliviando a angina;
- Em certa medida previne doenças cardíacas;
- Sua prática é indicada durante conflitos emocionais e momentos de crise.
Harih Om
Por Gilberto Schulz
Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho técnicas de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia? [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]
Contamos com você na difusão desses conhecimentos e se quiser manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos, além de enviar suas dúvidas, cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
Otima prática emoção mudam com facilidade Wagner xavier