
Trátaka é um termo sânscrito que significa direcionar o olhar. Essa técnica é considerada, tradicionalmente, uma “ação purificatória” para os olhos, mas também se trata de uma excelente exercício de concentração mental.
Ela faz parte do grupo de seis ações purificatórias descritas em dois dos principais tratados de Hatha Yoga que foram conservados até nossa época, o Hatha Yoga Pradípiká e o Gheranda Samhitá que dizem:
“Consiste em olhar fixamente e sem piscar para um objeto pequeno, até surgirem lágrimas nos olhos. Os mestres chamam essa prática de Trátaka. Ela elimina o cansaço e todas as doenças oculares. Da sua prática regular pode surgir a clarividência.”
Essa técnica pode ser realizada com o auxilio de um objeto externo como a chama de uma vela ou o próprio dedo para servir de ponto para a fixação ocular. Também pode ser realizado através de visualizações mentais.

Conheça os benefícios dessa técnica
- Trataka, de fato, pode curar algumas doenças oculares, como alguns casos de miopia, de astigmatismo e de estrabismo;
- Alivia tensões oculares e alguns tipos de dores de cabeça;
- Melhora a acuidade visual;
- Aumenta a capacidade de concentração;
- Auxilia no tratamento de depressão;
- Pode ajudar a reduzir a ansiedade;
- Melhora a memória sobretudo a visual;
- Desenvolve a força de vontade;
- Energiza o ájñá chakra;
- Além de melhorar a visão física, proporciona também clareza de visão mental e intuitiva: uma capacidade de ver “além das aparências”;
- Prepara para meditação.
Aprenda a fazer uma prática completa de Yoga para os Olhos
Objetivos – Equilibrar o tônus da musculatura ocular, estimular a produção do fluído lacrimal para limpeza e lubrificação do globo ocular e desenvolver ekagrata atenção unidirecional.
Frequência – Dias alternados, em outras palavras, dia sim, dia não.
Momento – Qualquer momento, preferencialmente na hora do nascer ou do pôr do sol.
Contra-indicação: No caso de glaucoma, tracoma, catarata, deslocamento de retina, trombose nas artérias ou veias da retina, irite, queratite e conjuntivite consulte um especialista em olhos antes de iniciar essas práticas
Dica do professor: Durante a execução do Trataka manteha os olhos e todos os músculos faciais relaxados tanto quanto for possível.
Boa prática e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga. Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação
Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
Essa é uma das práticas no Yoga que eu mais aprecio, no entanto, não pratico com frequência, pois ela move os sentimentos e sensações mais esquecidos dentro de mim.
Obrigado pelo comentário, Patricia. Interessante seu depoimento e ele aponta pra mais um aspecto dessa prática que não mencionei na publicação.. e, ainda por cima, você colocou de uma forma muito bonita. Harih Om
Nossa não sabia que isso é uma prática de yoga, usava para poder chorar no teatro antigamente .
Legal essa meditação super recomendo.
Em mim dá sono, e para praticá-lo tenho que tomar um café muito forte (que não é aconselhável no meu caso) ou executá-lo quando acordar pela manhã, antes de fazer pranayama.
Pingback: As vantagens do Yoga para os idosos | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·