As vantagens do Yoga para os idosos

Dentre as atividades recomendadas aos idosos, yoga é uma das que atende uma série de necessidades específicas dessa fase da vida. Existem inúmeros estudos apontando nessa direção, de auxiliar no tratamento da osteoporose, passando por uma melhora do equilíbrio físico chegando à prevenção de deficiências cognitivas e neurológicas.

Mais adiante apresentarei alguns desses pontos de forma um pouco mais detalhada, mas antes penso ser oportuno responder brevemente o porquê do yoga ser capaz de sozinho abarcar um vasto campo de ganhos para nossa saúde em especial para quando chegamos à terceira idade.

Entendo que isso se deve a própria natureza do yoga, que mais que um exercício é um modo de vida voltado para o autocuidado e para o autoconhecimento. Sua proposta prática considera o indivíduo como um todo, não apenas como um corpo físico.

Além dessa abrangência, as técnicas são totalmente adaptáveis às nossas características e momento e não tem como objetivo a performance em sua execução. As posturas são ferramentas que são usadas de acordo com as nossas possibilidades para gerar estímulos físicos, fisiológicos, psicológicos e inclusive sociais.

A presença do autoconhecimento permeando a prática se soma trazendo à tona um potencial de presença e de liberdade interna não condicionadas a ação do tempo. Por conta disso, o yoga também pode se apresentar como uma atividade mais propensa a despertar um interesse e envolvimento natural em pessoas idosas.

É claro que para alcançar vantagens tão significativas é preciso comprometimento a começar pela procura por boas referências, não basta se chamar yoga, parecer yoga, tem de ser yoga.

Dependendo das condições que o idoso se encontre é altamente recomendado participar de aulas com atendimento individualizado seja em grupos específicos ou através de aulas particulares que é como faço com meus alunos dessa faixa etária aqui no Rio de Janeiro.

É comum que para atender algumas limitação articular ou de mobilidade inicial, eu adapte as primeiras aulas a ponto delas acontecerem predominantemente numa cadeira ao invés de sentada no chão no tapete de yoga. Por isso, destaco a importância das aulas direcionadas.

As vantagens do yoga para os Idosos
Auxilia no tratamento da osteopenia, osteoporose e reduz o risco de quedas

Esse é um dos cuidados centrais que devemos nutrir em relação a terceira idade. Diz respeito à perda da densidade óssea que deixam os ossos mais fracos aumentando os riscos de fraturas.

Diferentemente da maioria das atividades físicas que trabalham com algum nível de impacto ou repetições, a prática de yoga se caracteriza predominantemente por estímulos suaves, contínuos e isométricos com permanência em determinadas posições.

Juntamente com o fortalecimento estimula-se o equilíbrio e a consciência corporal que minimizam bastante o perigoso risco de quedas.

“A yoga coloca um grupo muscular contra o outro para gerar forças muito maiores do que a gravidade. Ela é um exercício isométrico e também de sustentação de peso, o yoga quando bem orientado é, por isso, um exercício que não oferece perigos que levam à artrose, ou seja, ao desgaste das articulações.” afirma o reumatologista Sergio Lanzotti.

Melhora a flexibilidade muscular e das artérias coronárias

Uma pesquisa de 2009 liderada por Kenta Yamamoto, da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, concluiu que um corpo menos flexível em pessoas com mais de 40 anos indica também uma maior rigidez das artérias.

O yoga reconhecidamente é eficiente no desenvolvimento gradual de flexibilidade através de movimentos e posições que tanto se adequam às condições iniciais do praticante como são realizados de acordo com fundamentos e princípios que tornam esse percurso seguro.

Contém a perda da memória, o alzheimer e o declínio mental

O poder do yoga no sentido de prevenir ou conter tanto a perda de memória, o alzheimer como o declínio mental é multifacetado e está cada vez mais sendo atestado do ponto de vista científico.

No geral esses problemas cognitivos estão associados a processos inflamatórios que são desencadeados por uma série de fatores entre os quais o estresse crônico. O yoga proporciona tanto uma resposta fisiológica direta no sentido de amenizar seus efeitos como nos capacita a lidar com as situações adversas de modo a ficarmos blindados do estresse crônico.

Paula R. Pullen, PhD da Faculdade de Medicina Marehouse, estuda os efeitos do yoga sobre a inflamação diz que “O yoga equilibra o organismo, o sistema hormonal e a resposta ao estresse. As pessoas tendem a pensar que o yoga está apenas relacionado com a flexibilidade, quando na verdade, no sentido fisiológico se trata mais sobre reequilibrar e curar o corpo”.

Promove a saúde das articulações e dos olhos

O repertório de práticas do yoga inclui uma série tradicional de exercícios voltados para todas as articulações do corpo dos dedos dos às vértebras da cervical chamado de pavanamuktasana e outra voltada para os olhos conhecido por trataka.

A articular tem por objetivo desenvolver a consciência e a coordenação motora ao mesmo tempo em que se estimula a produção do líquido sinovial que lubrifica e nutre as articulações e estimular o tônus dos músculos que além de acionar seus movimentos cumprem um papel de proteção natural das articulações.

O trabalho para os olhos além do estímulo muscular por meio do nervo oculomotor desenvolve a capacidade de concentração através do direcionamento e estabilização da atenção em um único ponto.

Alivia a depressão e ansiedade

Por ser uma atividade que se traduz numa vivência que explora a relação entre o corpo físico, a mente e as emoções promovendo uma harmonia entre essas camadas do ser, o praticante tende a desenvolver um centro de compreensão e acolhimento em relação às emoções relacionadas ao passado e ao futuro.

Os efeitos fisiológicos relacionados ao estresse crônico acima mencionados também fundamentam possíveis melhoras nesse quesito. As técnicas respiratórias  cumprem um papel importante nesse sentido a ponto de uma pesquisa recente verificar que As técnicas respiratórias do yoga tem efeitos similares a medicamentos psiquiátricos.

Melhora a circulação sanguínea

As posturas do yoga tem um forte viés circulatório, o que comprova isso é essa tradição ter concebido e dar tamanha importância as posturas de inversão onde os pés passam a ficar acima do coração e a cabeça abaixo com o objetivo de favorecer o retorno sanguíneo dos membros inferiores e um maior aporte de sangue oxigenado no cérebro.

Mas não se restringe a essas posições específicas, todas envolvem um estímulo circulatório inclusive as da já mencionada série articulatória que também beneficia a circulação sanguínea e linfática.

Nunca é tarde demais, mas está na hora

A expressão nunca é tarde demais para iniciar algo novo costuma ser verdadeira, no caso do yoga, como pode perceber, faz todo o sentido. O primeiro passo talvez exija um grande esforço, vencer a inércia pode não ser fácil, mas depois, se apresentada e conduzida de forma devida a prática se torna um dos momentos mais aguardados do dia.

Minhas reverências aos que já estão a mais tempo nesse trilho do tempo e que esse artigo possa estimular essa desafiadora e vantajosa aventura com o yoga.

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Experimente praticar sob as cuidadosas orientações do professor Gilberto. Clique na imagem para saber mais e verificar a disponibilidade.

aula-de-yoga-para-idosos
Anúncios

3 Respostas para “As vantagens do Yoga para os idosos

  1. Muito bom!!
    Gostaria se possível, indicações de lugares para a prática da yoga, aqui em São Paulo, capital com a mesma proposta do professor.
    Grata,

  2. Pingback: As vantagens do Yoga para os idosos - Blog da Cultura da Paz·

  3. Pingback: Professora de Yoga de 82 anos dá aulas em Centro de Convivência de idosos em Cuiabá | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.