o que é yoga

O que é yogaDe uma forma geral, podemos dizer que essa palavra sânscrita se refere a um conjunto de “ferramentas” que podemos usar no sentido de estruturar, manter ou até mesmo restaurar o bom funcionamento do nosso corpomente, associado a um modo de vida que vai sendo construído sobre a compreensão da integração existente entre todos os seres e o Universo.

E como se já não bastasse, isso tudo é apenas um meio para um fim ainda mais valioso, o autoconhecimento, solução definitiva para a sensação de falta que nos leva a uma incessante e frustrada busca por objetos, pessoas e situações ideais. Queremos nos sentir completos, felizes, mas devido à ignorância a respeito da natureza da felicidade e de nós mesmos, caminhamos em círculos e até mesmo na contra-mão do que pretendemos, existe aí um equívoco que só pode ser desfeito através do conhecimento.

Dentre as ferramentas do yoga, a mais conhecida são os asanas, as chamadas posturas psicofísicas, que foram assim traduzidas em função da natureza de sua atuação, que vai além da simples lógica do “corpo são, mente sã”. Outras técnicas cada vez mais conhecidas do “pacote yogui” devido aos recentes resultados de pesquisas científicas sobre seus benefícios são: o pránáyáma,  técnicas respiratórias que visam expandir e equilibrar nossa vitalidade promovendo estabilidade mental e emocional; e a meditação, que pode se apresentar na forma de exercícios de visualização, de concentração mental e também, de contemplação do conhecimento.

Bem menos popular são os yamas e niyamas, conjunto de atitudes e valores éticos que têm um papel fundamental nas nossas vidas, mesmo daqueles que nunca ouviram falar em yoga. Também fazem parte desse pacote: os kryiás, exercícios purificatórios; os mantras; as mudrás, gestos feitos em geral com as mãos e que atuam sobre a nossa fisiologia energética; e nidra, técnicas de relaxamento consciente.

Assim, com esse breve panorama geral e compreendendo que ele é apenas um ponto de partida, fique à vontade para explorar o conteúdo do site para aprofundar seu entendimento sobre o que é yoga.

“para fundamentar o entendimento sobre yoga conheça a tradição védica

Om
Por Gilberto Schulz

Anúncios

18 Respostas para “o que é yoga

  1. Prof. que bacana seu blog. Ótima idéia! Parabéns. Ah, por falar nisso, quando a pessoa faz o que gosta, vê o resultado no número de alunos, sua turma não pára de crescer!

  2. Muito legal seu blog! Lembro q sempre ficava pedindo pra vc me explicar afinal de contas o que era yoga. Saudades das explicações e da canja de posturas bizarras em pleno aeroporto. hahaha… Vou tentar acompanhar aqui sempre que puder! Sucesso, cara. Beijo grande.

  3. Parabéns pelo blog, muito bom, vou ficar no aguardo de mais textos e imagens, vou ficar acompanhando sempre!! Abraço

  4. Parabéns pelo blog! Os textos estão ótimos, de fácil compreensão, até para uma completa leiga no assunto, como eu. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre Yoga, seja através de leituras, seja assistindo a aulas. Professor, vc tem alguma sugestão? Abraço!

  5. A busca incessante por objetos, pessoas e situações ideais é sempre frustrada. A sensação de falta que nos conduz a ela pode ser resolvida com (ou preenchida pelo) autoconhecimento. É uma verdade difícil de ser desconstruída. Parabéns pelo site, Gilberto.

  6. Parabéns pelo seu trabalho..Vejo que sua dedicaçao ao que faz,tournou vc em um Ótimo conhecedor das técnicas do yoga.Acho que devemos ser como vc vem fazendo (busca para ser o melhor naquilo que faz).

  7. Pratico o Yoga pouco mais de um ano e cada vez mais me apaixono, tudo que diz respeito tenho grande interesse. O seu blog é perfeito, fantástico, informações riquíssimas, esclarecedoras, compreensíveis. Parabéns e gratidão por nos presentear com textos maravilhosos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s