A importância de Balasana, a postura da criança

a-importancia-de-balasana-a-postura-da-criancaA postura da criança, balasana, também conhecida como folha dobrada é um asana essencial. Além de simples e benéfica por si só, cumpre um importante papel na construção de uma prática de yoga bem elaborada.

Ela pode exercer a função tanto de preparação como de compensação para diversas posturas e, além do mais, serve como uma pausa estratégica do ponto de vista fisiológico e mental. Fora isso, ela pode ser feita de forma independente quando você precisar.

Fisiologicamente proporciona um descanso orgânico contribuindo também para normalizar a pressão arterial após as invertidas por conta da cabeça e o coração ficarem no mesmo plano.

Mentalmente promove um momento de introspecção propício para entrarmos em contato e acolhermos nossas condições atuais e nossa criança interior que carrega nossos medos e sonhos mais básicos.

Indo além, a postura da criança se trata de uma posição de reverência na qual podemos conectar o gesto a um reconhecimento dessa grandiosa ordem cósmica que ampara nossa existência dos átomos às estrelas.

Como fazer balasana, a postura da criança

  1. Fique de joelho e verifique se é possível para você sentar nos pés, caso não seja coloque uma manta ou almofada entre o quadril e os pés.
  2. Expirando flexione o tronco caminhando com as mãos à frente seguindo a largura dos ombros até onde puder chegar confortavelmente.
  3. Apoie a testa no chão e respire profundamente nessa posição por aproximadamente 1 minuto.
  4. Se necessário, use um apoio para cabeça ou opte pela variação flexionando os cotovelos formando uma base com os punhos cerrados.
  5. Experimente também a forma tradicional conforme a imagem que ilustra esse artigo, com a testa apoiada no tapete levando os braços para trás ao lado do corpo.

Benefícios e contra-indicações para a execução dessa postura

Em balasana alongamos toda coluna vertebral em especial a coluna lombar liberando as tensões nessa região, os ombros e o pescoço relaxam e por isso ela é ótima para combater as dores de coluna.

A permanência nessa postura estimula a flexibilidade das articulações dos joelhos e dos tornozelos e proporciona uma ação benéfica sobre os órgãos da cavidade abdominal, melhorando o funcionamento dos intestinos.

A postura da criança acalma o coração, aquieta o metabolismo e centra o corpo e a mente, dessa forma também alivia tonturas leves e reduz o estado de estresse.

Atenção! Sua realização não é recomendada em casos de lesão nos joelhos ou nos tornozelos e também deve ser evitada por quem esteja com diarreia. Durante a gravidez só deve ser feita após o primeiro trimestre e mesmo assim considerando algumas adaptações, por isso evite fazer por conta própria, prefira recorrer a orientação especializada.

Pratique sempre tendo consciência que yoga é um momento no qual cultivamos o autocuidado e o autoconhecimento sem imediatismo ou como diz uma bela canção do Chico: não se afobe, não, que nada é pra já…

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.