Texto | Pouco importa, mas afinal é “o yoga” ou “a yoga”? Ioga, yôga ou yoga?

yoga-ioga-yôga-correto-pronuncia-devanagari-melhorQuem nunca ouviu essa pergunta ao ser identificado como um praticante de yoga? Curiosamente, em contextos informais, essa indagação acaba sendo mais frequente do que “o que é yoga?

A resposta que a maioria dos envolvidos com a prática dá é: “que diferença faz?”. Realmente, para quem já entrou em contato com o yoga, e desfruta seus benefícios físicos, mentais e emocionais, essa pergunta é irrelevante, poderia se chamar ioiô.

É claro que, de acordo com o interesse de cada um, aprofundar-se é natural e nesse caminho aprender que yoga é uma palavra em sânscrito, reconhecer a importância dessa língua e até mesmo estudá-la é fundamental, mas por outras razões.

De qualquer forma, essa questão vem percorrendo o tempo e pensando em saciar essa curiosidade que não deixa de ser legítima, segue a resposta.

Quando vemos a palavra yoga grafada com “y”, estamos diante de uma transliteração¹ do sânscrito e nesse idioma, yoga é uma palavra masculina, portanto o correto é o yoga. Ainda nessa circunstância, não ocorre o acento circunflexo no “o”, não é necessário, pois nessa língua, essa vogal tem sempre a mesma pronúncia, longa e fechada.

No entanto, a grafia ioga também está correta, trata-se de um aportuguesamento, essa palavra foi introduzida no idioma português e podemos encontrá-la no nosso dicionário. Nesse processo, ela assumiu o gênero feminino, então seguindo essa convenção temos a ioga e nesse contexto o “o” de ioga é aberto e sem acento por conta de regras de fonética e de acentuação do português.

Resumindo. De acordo com essas convenções apresentadas, se falar yoga com o “o” fechado ou escrever com “y”, o correto é “o yoga”. Se falar com o “o” aberto e escrever com “i”, “a ioga”. Fique à vontade para escolher a forma que preferir e caso você esqueça ou inverta. Tudo bem, realmente não faz tanta diferença.

Harih Om
Por Gilberto Schulz

¹Transliteração, em sentido estrito, é um mapeamento de um sistema de escrita em outro. Tenta ser sem perdas, isto é, o leitor informado deve poder reconstruir a ortografia original de palavras transliteradas que desconhece. Para consegui-lo, deve definir convenções complexas sobre como transliterar letras que não têm correspondência direta na escrita de destino. No caso, refiro-me ao alfabeto internacional para a transliteração de sânscrito (em inglês International Alphabet of Sanskrit Transliteration, de acrónimo IAST) é um esquema muito difundido de transliteração de alfabetos de origem brâmica. O IAST é o sistema de transliteração mais difundido para a romanização de sânscrito e de pāli

Gostaria de manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos? Cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

 

Anúncios

2 Respostas para “Texto | Pouco importa, mas afinal é “o yoga” ou “a yoga”? Ioga, yôga ou yoga?

  1. Em toda palavra feminina que possui o hiato ‘io’ antes de todas as consoantes, com exceção de m e n, a letra ‘o’ é pronunciada aberta. É o caso de mariola, viola, gaiola, piora, mafiosa, taioba, mandioca, graciosa, a idiota, a agiota, etc. Portanto, a pronúncia correta, segundo a língua portuguesa, deve ser ‘ióga’. E a grafia portuguesa é ‘ioga’.

    • Uma coisa é sânscrito e a outra é considerar o termo aportuguesado. O artigo, não sei se leu atentamente, contempla as duas explicações, de qualquer forma agradeço a contribuição.
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s