Meditação com o mantra So Ham

Como já disse no artigo Introdução à Meditação com um guia em 4 passos, existem diversos tipos de técnicas meditativas cada qual com seu embasamento, orientações e objetivos específicos.

A que é feita com o mantra So ham é uma meditação muito especial, pois ela é bem simples no que diz respeito a sua realização e, ao mesmo tempo, carrega em potencial um conhecimento profundo.

É dito que o So ham é um mantra orgânico, natural, associado ao som da nossa respiração de modo que, apesar de sua origem do sânscrito da civilização védica, possui um caráter universal.

So é a frequência produzida sutilmente pela passagem do ar na inspiração e ham se manifesta quando expiramos.

A técnica dessa meditação é chamada em sânscrito de ajapa japa. A recitação deliberada de um mantra é chamado de japa. À medida em que a repetição acontece sem esforço passa a ser chamado ajapa japa.

Como fazer a meditação com o mantra So Ham

Nessa meditação trazemos esse mantra a mente acompanhando a respiração da seguinte maneira.

Em qualquer posição firme e confortável, mentalize So a cada inspiração e Ham a cada expiração. So na inspiração, ham na expiração…

Procure manter essa repetição mental cada vez mais desvinculada à idéia de controle, para isso, abdique também do controle do ritmo respiratório.

Deixe a respiração livre e a mente também cada vez mais livre seguindo a respiração quase que por conta própria com o mantra So ham.

Gostaria de receber a condução da Meditação com o Mantra So Ham?
Deixe seu e-mail e receba gratuitamente o mp3 dessa tradicional técnica meditativa

Contextualizando o mantra

Esse mantra aponta para o entendimento de um Eu profundo que é a base sobre a qual pavimentamos nossas identidades transitórias ao longo da vida.

A tradição de conhecimento do Yoga diz que esse Eu é Sat Cit e Ananda, que podemos traduzir como sempre existente, pura consciência e pleno em si. Ou seja é a base das experiências de paz e de felicidade.

Esse mantra se origina do encontro das palavras Sah e Aham. Sah significando Ele, aquilo que busco e aham, eu.

É como uma equação que afirma esse conhecimento a respeito da natureza da nossa identidade mais básica e perene.

Além de promover tanto relaxamento como foco, existe, nessa meditação, a contemplação de uma nova perspectiva sobre si que nos liberta das amarras de pensamentos conflitantes.

Possibilidades

Sem um entendimento claro a respeito desse sentido do mantra relacionado a nossa identidade é possível utilizar apenas o som com a força de uma vibração que nos acompanha desde o nascimento.

Conforme há a exposição a esse conhecimento através de aulas e leituras dessa parte filosófica do yoga, o sentido simplesmente passa a se fazer presente potencializando a meditação.

Ou seja, é válido o uso do mantra tanto considerando apenas sua vibração sonora que flui bem com a respiração como enriquecido pelo seu entendimento.

Equilíbrio dos chakras

Podemos incluir nessa meditação um movimento de conscientização ao longo da coluna vertebral favorecendo o equilíbrio energético dos chakras.

Na inspiração enquanto mentaliza So sinta as partes do corpo descendo da cabeça até a base da coluna.

Na expiração, ao mentalizar Ham, caminhe com a percepção de baixo para cima pela coluna até a cabeça.

O brilho da consciência

Segundo os mestres dessa tradição, meditar com o mantra So ham é como assoprar suavemente uma brasa. Gradualmente o brilho da presença e da natureza do eu se transforma em um fogo cada vez maior e mais brilhante.

Uma vez que essa chama está bem acesa, iluminamos uma nova perspectiva sobre nós e conquistamos a capacidade de apreciar momentos simples e de gerenciar melhor os desafios e dificuldades de navegação ao longo de nossa existência até mesmo diante dos mares mais revoltos e agitados.

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga. Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo

aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Anúncios

2 Respostas para “Meditação com o mantra So Ham

  1. Prezado Gilberto,
    Poderia nos aclarar sobre a variante de recitação que consiste em
    So Ham
    Ham sa
    …por gentileza?
    Namasté!

  2. Pingback: Yoga e Meditação | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.