
Como já disse no artigo Introdução à Meditação com um guia em 4 passos, existem diversos tipos de técnicas meditativas cada qual com seu embasamento, orientações e objetivos específicos.
A que é feita com o mantra So ham é uma meditação muito especial, pois ela é bem simples no que diz respeito a sua realização e, ao mesmo tempo, carrega em potencial um conhecimento profundo.
É dito que o So ham é um mantra orgânico, natural, associado ao som da nossa respiração de modo que, apesar de sua origem do sânscrito da civilização védica, possui um caráter universal.
So é a frequência produzida sutilmente pela passagem do ar na inspiração e ham se manifesta quando expiramos.
A técnica dessa meditação é chamada em sânscrito de ajapa japa. A recitação deliberada de um mantra é chamado de japa. À medida em que a repetição acontece sem esforço passa a ser chamado ajapa japa.
Como fazer a meditação com o mantra So Ham
Nessa meditação trazemos esse mantra a mente acompanhando a respiração da seguinte maneira.
Em qualquer posição firme e confortável, mentalize So a cada inspiração e Ham a cada expiração. So na inspiração, ham na expiração…
Procure manter essa repetição mental cada vez mais desvinculada à idéia de controle, para isso, abdique também do controle do ritmo respiratório.
Deixe a respiração livre e a mente também cada vez mais livre seguindo a respiração quase que por conta própria com o mantra So ham.
Experimente a Meditação com o Mantra So Ham conduzida pelo professor Gilberto Schulz
Contextualizando o mantra
Esse mantra aponta para o entendimento de um Eu profundo que é a base sobre a qual pavimentamos nossas identidades transitórias ao longo da vida.
A tradição de conhecimento do Yoga diz que esse Eu é Sat Cit e Ananda, que podemos traduzir como sempre existente, pura consciência e pleno em si. Ou seja é a base das experiências de paz e de felicidade.

Esse mantra se origina do encontro das palavras Sah e Aham. Sah significando Ele, aquilo que busco e aham, eu.
É como uma equação que afirma esse conhecimento a respeito da natureza da nossa identidade mais básica e perene.
Além de promover tanto relaxamento como foco, existe, nessa meditação, a contemplação de uma nova perspectiva sobre si que nos liberta das amarras de pensamentos conflitantes.
Possibilidades
Sem um entendimento claro a respeito desse sentido do mantra relacionado a nossa identidade é possível utilizar apenas o som com a força de uma vibração que nos acompanha desde o nascimento.
Conforme há a exposição a esse conhecimento através de aulas e leituras dessa parte filosófica do yoga, o sentido simplesmente passa a se fazer presente potencializando a meditação.
Ou seja, é válido o uso do mantra tanto considerando apenas sua vibração sonora que flui bem com a respiração como enriquecido pelo seu entendimento.
Equilíbrio dos chakras
Podemos incluir nessa meditação um movimento de conscientização ao longo da coluna vertebral favorecendo o equilíbrio energético dos chakras.
Na inspiração enquanto mentaliza So sinta as partes do corpo descendo da cabeça até a base da coluna.
Na expiração, ao mentalizar Ham, caminhe com a percepção de baixo para cima pela coluna até a cabeça.
O brilho da consciência
Segundo os mestres dessa tradição, meditar com o mantra So ham é como assoprar suavemente uma brasa. Gradualmente o brilho da presença e da natureza do eu se transforma em um fogo cada vez maior e mais brilhante.
Uma vez que essa chama está bem acesa, iluminamos uma nova perspectiva sobre nós e conquistamos a capacidade de apreciar momentos simples e de gerenciar melhor os desafios e dificuldades de navegação ao longo de nossa existência até mesmo diante dos mares mais revoltos e agitados.
Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga. Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação
Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
Prezado Gilberto,
Poderia nos aclarar sobre a variante de recitação que consiste em
So Ham
Ham sa
…por gentileza?
Namasté!
Pingback: Yoga e Meditação | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·
Vc faz simples o camino do yoga .desde Argentina. Obrigada