A meditação é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, não há quem não se interesse por essa prática após tomar conhecimento das recentes comprovações científicas sobre sua eficácia na prevenção e no auxílio ao tratamento de diversos males físicos e mentais.
Algumas pesquisas ainda mostram [e quem medita provavelmente já verificou] que meditar torna a mente mais eficiente: da facilidade de aprender coisas novas a um melhor desempenho na execução de tarefas variadas devido ao aumento da concentração e da velocidade de raciocínio. Sem contar no que há de mais precioso nessa atividade: a descoberta de uma paz sempre disponível independente de quaisquer circunstâncias.
Apesar de muito associada ao Budismo, a meditação já existia anteriormente como parte essencial do yoga onde se apresenta de diferentes formas, cada uma com um propósito e um momento específicos para serem implementadas e se trata de uma atividade que não começa no momento em que se senta e fecha os olhos.
Ela parte da reflexão e observação no dia-a-dia de valores éticos, passa por uma alimentação equilibrada, inclui a prática das posturas e dos exercícios realizados por meio da respiração e também se desenvolve à medida que se aprofunda a compreensão da mensagem do corpo de conhecimento que embasa o estilo de vida de yoga.
No entanto, existe uma forma básica, bastante simples e eficaz que pode ser iniciada a qualquer momento e que certamente lhe trará uma paz e uma clareza que irão permear positivamente todas suas ações e relações.
Aprenda também uma prática simples e completa voltada para nos preparar para a meditação no nosso canal do YouTube
Tenho ensinado esse método inicial aos meus alunos em 4 passos de modo que fique fácil de assimilar para que possam praticar também por conta própria. Segue as orientações para que eles possam ter como base de reforço e para todos que acompanham o blog possam começar, em especial àqueles que pensam não ser capazes de meditar.
Guia em 4 passos
1. ACOMODAÇÃO. Na posição escolhida, de pernas cruzadas ou sentado em uma cadeira, feche os olhos e reserve aproximadamente 1 minuto para acomodar seu corpo: equilibrando estabilidade e conforto. A coluna deve estar ereta e a cabeça numa posição neutra com o queixo paralelo ao chão. Acomode também as sensações de calor ou frio e os estímulos externos; sempre haverá sons, aceite a presença deles.
2. RELAXAMENTO. Em seguida, por aproximadamente mais 1 minuto, dedique-se a aprofundar o relaxamento evitando modificar a posição já acomodada. Então relaxe, solte, descontraia, sobretudo suas pernas e o seu rosto, irradie o relaxamento para os olhos, os olhos relaxando o cérebro também relaxa…
3. LIBERAÇÃO. No próximo minuto, abra mão do controle dos movimentos internos, dos pensamentos e das emoções e também da sua respiração. Deixe-os livres. Deixe de lado o autojulgamento, deixe os fatos serem fatos e assuma uma perspectiva contemplativa, a mesma que você assume diante de um belo pôr do sol ou de um céu estrelado.
4 . PROPÓSITO. Estabeleça o propósito de observar o ritmo natural da sua respiração enquanto conserva os passos anteriores. Mesmo que a respiração fique curta por conta do relaxamento, evite respirar fundo, apenas observe a respiração acontecendo independente de sua vontade. Não lute com sua mente, caso algum pensamento te leve para “passear”, ao perceber, pacientemente volte para a respiração. Conserve esse propósito por aproximadamente 2 minutos.
Se não está acostumado a meditar, sugiro que comece com esses 5 minutos e que aumente progressivamente e sem exagero o tempo do 3° e do 4° passos. Mas sempre fazendo menos que você ache que conseguiria, de modo que esse seja um momento agradável e ao finalizá-lo fique uma vontade de fazer de novo.Dessa forma, ao invés de decidir parar para meditar, a meditação que irá lhe chamar para este momento de encontro consigo mesmo em paz e satisfeito.
Quem fizer essa meditação por 30 dias, de preferência na parte da manhã, além de obter ótimos benefícios, ao fim desse período, está convidado a entrar em contato para que lhe envie os próximos passos.
Boa meditação!
Harih Om
Gilberto Schulz
Se quiser essa meditação de forma conduzida em mp3 para auxiliá-lo nas primeiras vezes.
Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails clicando na imagem abaixo:
Muito boa a orientação, vou fazer seguindo os passos. Namastê
Bom saber que vai colocar em prática, Teresinha. Espero que consiga meditar com regularidade pelos 90 dias e entre em contato para que eu lhe passe o 5º passo.
Namaste!
Gilberto
Adoro meditação, e este texto de iniciação à prática está perfeito!! Parabéns!!
Obrigado, Marites!
Om
Obrigada. Gostei muito da maneira que nos passou as fases da meditação, visto que as vezes nos perdemos e acabamos desistindo.
Namaste!
Que bom que gostou, Ieda. Você destacou um ponto importante, ter dúvidas sobre o método meditativo é um dos obstáculos, é fundamental ter clareza e convicção a respeito do que está sendo feito. Namaste!
Gilberto
O exercício de perceber que não é você que respira pode levar a muitos insights, estes passos, se feitos com disciplina e de maneira completamente relaxada, podem levar a este resultado. Parabéns, método simples e sem jogar confetes em algo tão simples e natural como meditar.
Legal, Tom! Obrigado por compartilhar sua experiência. Om
Pingback: Leituras da semana | Frugalidades·
Pingback: Links da semana: Começando com o “pé direito” | Aline in Love·
Ola gilberto , gostaria de saber se tem algum problema em ficar mais tempo do que o recomentado por você, pois tenho facilidade. Muito boas as dicas
As “Dicas” que você nos deu são aparentemrente simples de se conseguir. Fiquei animada e confiante em conseguir -.finalmente – meditar. Darei início amanhã pela manhã. Agradecida.
Euda
Pingback: Dica | Alguns passos para um sono restaurador. Reserve 10 minutos e experimente ainda hoje. | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·
Poxa, este era o passo a passo que eu precisava. Vou iniciar esta semana mesmo e depois retorno para contar sobre os resultados. Obrigado!
Essa foi a explicação mais simples e concisa que encontrei. Parabéns por descomplicar algo que muitos colocam como algo inalcançável. Estou praticando e gostaria de receber o 5° passo. Gratidão.
Bom dia! Gilberto estou começando hoje os passos da meditação, estou em busca de um novo estilo de vida, sei que a Yoga e meditação traz muitos benefícios que procuro. Obrigada por enquanto.
Pingback: Orientações fundamentais para praticar Yoga sozinho | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·
Pingback: A Prática de Yoga e as Estações do Ano | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·
Pingback: Workshop-Entre Nós - CES·
Pingback: Meditação com o mantra So Ham | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·
Pingback: Yoga no dia-a-dia: 10 dicas para aliviar a ansiedade | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·