Bhujangasana, a postura da cobra: Cuidados, efeitos e contra-indicações

Bhujangasana, a postura da cobra Cuidados, efeitos e contra-indicaçõesEm sânscrito, bhujanga significa cobra ou serpente e asana, postura. Assim como a diferença entre vacina e veneno está na dosagem, o mesmo se aplica às posturas do yoga e em especial à postura da cobra que é uma das 32 posturas consideradas essenciais pela Gheranda Samhita texto tradicional composto no século XVII.

Sorrateira como o próprio animal a que se refere, Bhujangasana é aparentemente fácil ocultando a percepção dos riscos que ela oferece, por outro lado, quem sabe disso tende a temê-la.

Por isso, é comum vermos excessos nos dois sentidos, indo-se além do devido ou não se explorando o suficiente essa postura.

A medida certa do ajuste varia de pessoa para pessoa o que pede uma orientação personalizada. No entanto, penso ser possível contribuir com algumas observações pontuais que podem auxiliar a todos a realizarem essa postura de forma adequada.

Instruções e cuidados necessários

  1. Não dispondo de uma orientação específica, escolha pecar pelo cuidado excessivo, melhor não explorar totalmente a postura a lesionar-se
  2. Deite-se de barriga para baixo apoiando a testa no tapete e posicione as mãos embaixo dos ombros com os dedos indicadores apontados para frente.
  3. Muita atenção com a coluna lombar ao entrar na postura, para protegê-la direcione a consciência para essa região e conserve o tônus do abdômen ativo, a barriga fica levemente recolhida.
  4. Atenção com os punhos, não coloque o peso somente neles, distribua-o sobre a palma da mão e dedos.
  5. Inspirando, eleve o busto o quanto for possível esticando os braços de forma controlada. A bacia segue no chão e os glúteos e as coxas ficam levemente contraídos.
  6. Observe também os cotovelos, não é necessário esticá-los totalmente, na maioria dos casos é preferível deixá-los levemente flexionados.
  7. Observe os ombros para eles se manterem abertos sem se aproximar das orelhas.
  8. Atenção também com a cervical, a região da nuca, não exagere ao levar a cabeça para trás.
  9. Conserve a postura enquanto for confortável conservando o abdômen recolhido com a atenção direcionada para a coluna vertebral e para garganta.

Efeitos da prática de Bhujangasana

  • Sua prática regular contribui para flexibilizar e realinhar a coluna vertebral, minimizando desvios posturais como escoliose e cifose
  • Fortalece os braços, trapézios e os ombros
  • Amplia a profundidade da respiração
  • Estimula os órgãos dos sistemas digestivo, reprodutivo e urinário em especial os rins
  • Tonifica os ovários e o útero e contribui para aliviar desordens menstruais e ginecológicas
  • Estimula também o fluxo energético na região do coração e da garganta, equilibrando o anáhata e o visshuddha chakra
  • Melhora, com isso, o humor e a autoconfiança, sendo um grande aliado no gerenciamento do estresse

Contra-indicações

  • As pessoas que sofrem de hérnia de disco precisam de uma orientação extremamente específica para fazer bhujangasana, sendo preferível não fazer caso não disponha de uma supervisão qualificada.
  • Aqueles que tem hiperlordose também devem redobrar os cuidados ao realizar esse asana
  • Da mesma forma quem sofre de síndrome do túnel do carpo
  • Não realizar em caso de úlcera péptica e de cirurgia recente na região abdominal
  • Mulheres devem evitar essa postura durante a gestação.

Boas práticas e harih om!
Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

8 Respostas para “Bhujangasana, a postura da cobra: Cuidados, efeitos e contra-indicações

  1. Pingback: Bhujangasana, a postura da cobra: Cuidados, efeitos e contra-indicações – Quero Malhar·

  2. Boa tarde Gilberto. Espero que continue com seu trabalho virtual para auxiliar àqueles que se interessam pela Hatha Yoga. Seu valor é inestimável. Namaste. Mainara.

  3. Pingback: Olha a Cobra! – Soul Zen·

  4. Pingback: Os deuses, sábios, heróis e animais por trás dos nomes das posturas do Yoga | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

  5. Boa tarde Gilberto. Estou no término de um Curso de Instrutor de yoga. Achei muito bacana suas palavras para este asana; Compartilhei na minha página do Instagram, tudo bem?
    Parabéns pelo seu trabalho.👏👏🙏🧘🏻

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.