Yoga no dia-a-dia: Gandusha, o Bochecho com Óleo Vegetal

Yoga no dia-a-dia Bochecho com Óleo VegetalA prática de yoga costuma ser um portal que nos leva a vislumbrar um universo de conhecimentos, disciplinas e práticas abrangentes que vão se apresentando conforme nossos karmas, interesses e necessidades.

Neste artigo vou apresentar uma técnica que começou a se popularizar nos anos 90 através de conferências realizadas por um médico ucraniano que verificou resultados impressionantes de sua aplicação em pacientes com quadros clínicos variados.

Hoje em dia, muitas pessoas conhecem ou pelo menos já ouviram falar na terapia do bochecho com óleo vegetal, famosa principalmente por clarear os dentes de celebridades norte-americanas.

No entanto, poucos sabem que seus benefícios vão muito além disso e sua origem é o ayurveda, a medicina tradicional indiana, que é um dos ramos do conhecimento védico que embasa a vertente terapêutica do yoga.

Gandusha é a ação de bochechar um óleo vegetal para fins de desintoxicação e estimulação do bom funcionamento do sistema imunológico.

O cuidado da boca é estratégico pois se trata da porta de entrada do nosso organismo e morada de milhares de micro-organismos que influenciam seu funcionamento. Isso faz com que essa técnica trate e previna uma série de problemas além da saúde bucal.

Um estudo divulgado pelo Instituto Indiano de Ciência em 2009 mostrou que, de fato, aqueles que praticaram a técnica por dez dias apresentaram uma drástica redução de placa, gengivite e micro-organismos na boca.

Sobre o efeito branqueador dos dentes, não encontrei nenhum estudo aprofundado a respeito, mas temos inúmeros registros “antes e depois” no google em inglês, só digitar “oil pulling before after”.

Para os mais céticos e/ou curiosos, seguem alguns links de estudos desenvolvidos pela “ciência moderna” sobre a técnica:

Effect of oil pulling on Streptococcus mutans count in plaque and saliva
Effect of Oil Pulling on Plaque and Gingivitis
Effect of Oil-Pulling on Oral Microorganisms in Biofilm Models

Como fazer

Escolha do óleo

Segundo o médico Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, o óleo mais recomendado para o bochecho é o de gergelim, extraído a frio de sementes orgânicas, sendo possível também o uso de óleo de coco.

Melhor momento

O ideal é pela manhã em jejum antes mesmo de beber água.

Quantidade de óleo e duração do bochecho

A quantidade para o bochecho deve ser de uma a duas colheres de sopa que deve ser feito entre 10 e 15 minutos passando entre os dentes de um lado para o outro da boca com cuidado para não engolir nenhum resquício da substância para não ingerir de volta as bactérias captadas pelo óleo.

Ao terminar

Sugiro não cuspir na pia, opte pela lixeira de lixo orgânico pensando tanto em minimizar o impacto ambiental como para prevenir um possível entupimento da tubulação. É recomendado fazer um novo bochecho, dessa vez mais breve com água e por fim a escovação dos dentes e da língua seguido da ingestão de um copo de água e do desjejum.

Para fins preventivos e gerais esse procedimento pode ser inserido na sua rotina higiênica diária ou semanalmente. Já para casos específicos é fundamental a orientação de um profissional médico ou terapeuta especializado em ayurveda. Aqui no Brasil recomendo a pesquisa por profissionais certificados pela Associação Brasileira de Ayurveda.

Harih Om
Gilberto Schulz

gilbertoschulz


Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.                                                   

É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho um programa de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia?  [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]

Contamos com você na difusão desses conhecimentos e se quiser manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos, além de enviar suas dúvidas, cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

Anúncios

Uma resposta para “Yoga no dia-a-dia: Gandusha, o Bochecho com Óleo Vegetal

  1. Pingback: Yoga no dia-a-dia: Gandusha, o Bochecho com Óleo Vegetal – Quero Malhar·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s