Dica | Usando Tadasana para aprender a pisar corretamente

Para-aprender- pisar- corretamente-pisada-yoga-tadasanaNo Yoga, aprendemos a fazer uma correta distribuição do peso sobre os pés em Tadasana. É como uma auto-baropodometria através da percepção sensorial seguida de pequenos ajustes para acertar o contato com o solo. Como a palavra pé em sânscrito é pada, digamos então que se trata de uma auto-baropadametria.

“Yoga não é só ficar de cabeça para baixo. Está mais para aprender a se estruturar sobre os próprios pés com firmeza e desenvolver clareza quanto às escolhas dos caminhos a seguir.”

Faça uma experiência e treine sua “pisada”

– Fique de pé com os pés descalços paralelos, juntos ou um pouco separados.

– Eleve os dedos dos pés, esticando e afastando-os uns dos outros, em seguida permita que eles retornem ao chão relaxados.

– Sinta a sola dos seus pés e perceba a pressão que cada parte dela faz contra o chão.

– Ativando os músculos das pernas e dos pés e modificando a inclinação do seu tronco, note que você é capaz de alterar a forma como o peso é distribuído.

– Procure encontrar seu eixo de modo que os calcanhares (centro do calcanhar), bordo externo, base dos dedos e dedos dos pés façam aproximadamente a mesma pressão contra o chão como demonstra a imagem acima.

– Faça isso com a coluna ereta, peito aberto com os ombros relaxados, braços ao lado do tronco com a palma das mãos voltadas para as coxas, quadril parcialmente “encaixado” e abdômen contido, tente manter contraída apenas região abaixo do umbigo.

– Conserve esses ajustes por 15 respirações.

É importante buscar e desenvolver esse aprendizado para que a forma de distribuir o peso corretamente sobre os pés se torne natural e passe a fazer parte do nosso dia-a-dia, nossa coluna e joelhos nos agradecerão.

Harih Om
Por Gilberto Schulz

Gostaria de manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos? Cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s