A Prática de Yoga e as Estações do Ano

a-pratica-de-yoga-estacoes-do-ano-ayurvedaUma boa rotina de prática de yoga, além de iluminada pelo farol do autoconhecimento, leva em conta não só nossa individualidade, constituição psicofísica, nossa história e o momento da vida pelo qual estamos passando, considera também a interação com o meio ambiente.

Dessa forma, o movimento de translação e de inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, que se manifesta na forma das estações do ano se trata de um aspecto relevante na hora da escolha das técnicas a serem utilizadas.

Neste artigo vou apresentar algumas sugestões gerais sobre como ajustar a rotina de prática para cada período do ano. Lembrando que nesse processo de resgate de conexão com a natureza, o uso dos próprios instintos e da intuição são fundamentais e também devem ser apurados juntamente com a busca por informações.

Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera

Sabemos que essa divisão não é precisa para todo o território do planeta, tem como base a percepção européia, em função disso e também para sermos mais práticos e didáticos, vamos focar nos extremos, verão e inverno e na transição entre eles.

No Verão

Por ser o período mais quente, no qual dependendo da região e das condições do dia, transpiramos até mesmo deitados na sombra, é recomendado uma prática de yoga mais suave, com mais posturas para serem realizadas sentado ou deitado, incluindo uma permanência maior em asanas de natureza relaxante e introspectiva para equilibrar o movimento de expansão gerado pelo calor. Entre os respiratórios, há uma técnica, shitali pranayama, cujo objetivo é justamente arrefecer o organismo e por isso deve ser incluída no programa de prática.

Asana Sugerido: Ardha Kurmasana

ardhakurmasanasa--serie-de-yoga-detox-acabar-prisao-de-ventre-tartaruga

Pranayama Sugerido: Shitali Pranayama, a respiração refrescante

como-fazer-shitali-pranayama-iniciantes-online-yoga

Inverno

Pela lógica, as recomendações para o período mais frio e de recolhimento do ano são opostas às apresentadas para o verão. Ou seja, uma prática mais intensa que gere calor, com mais asanas de força e mais posturas para serem realizadas de pé que também promovam a expansão da caixa torácica para contrapor a introversão induzida pela baixa temperatura. Em relação aos respiratórios, os yogis também desenvolveram uma forma de respirar que induz o aquecimento orgânico denominada ujjaí pranayama.

Asana Sugerido: Virabhadrasana II

virabhadrasana-ii-inverno-yoga-e-as-estacoes.jpg

Pranayama Sugerido: Ujayi Pranayama

Conheça os benefícios e entenda como fazer Ujjayī pranāyāma, a respiração vitoriosa

Estações de Transição

Durante essas estações entre inverno e o verão é importante dar mais atenção às práticas purificatórias como por exemplo Jala Neti e o Kapalabhati sobretudo ao se aproximar das estações extremas.

Veja como realizar esses purificatórios Jala Neti, a limpeza nasal e Kapalabhati, respiração para começar bem o dia

Por ser, em tese, períodos de maior amenidade climática, a primavera e o outono ampliam as margens de uso das técnicas, sendo convidativo o aprofundamento em práticas mais sutis como pranayama com retenções e a meditação, o que não quer dizer que tais atividades estejam restritas a esses momentos. E também podemos pensar num degradê das orientações apresentadas para verão e inverno.

Em outras palavras, na primavera a intensidade e o trabalho de expansão podem ser gradualmente reduzidos até chegar nas características de prática sugeridas para o verão e no outono seguimos o caminho inverso de retorno às características recomendadas para a prática de inverno.

Boas práticas e harih om!
Gilberto Schulz

gilbertoschulz


Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.                                                   

É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho um programa de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia?  [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]

Contamos com você na difusão desses conhecimentos e se quiser manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos, além de enviar suas dúvidas, cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

Anúncios

Uma resposta para “A Prática de Yoga e as Estações do Ano

  1. Pingback: A Prática de Yoga e as Estações do Ano | Quero Malhar·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s