Os 8 passos do Yoga segundo Patañjali

O yoga aflorou e se desenvolveu a partir de uma tradição de conhecimento oral milenar que posteriormente foi sendo organizada por sábios através de tratados. Um dos mais conhecidos se chama Yoga Sutra cuja autoria é atribuída a Patañjali.

Essa obra versa sobre o caminho da prática dando ênfase à conquista de estados meditativos. No coração desse tratado encontramos o chamado caminho dos 8 passos, ashtanga yoga, um meio de se chegar à compreensão sobre a natureza do eu.

Os 8 passos do Yoga segundo Patañjali

1. Yamas, aquilo que devemos evitar para avançar nesse caminho

Os yamas começam pela não-violência e incluem não mentir, não roubar, não dissipar a energia e não se apegar à objetos, pessoas e situações como se fossem a base da felicidade. São valores éticos atrelados à conquista de uma mente meditativa cujo entendimento merece estudo e reflexão profundas.

2. Niyamas, aquilo que devemos cultivar para prosseguir

Os niyamas apresentados nesse tratado são a purificação interna e externa, o contentamento, despertar a força de vontade, o auto-estudo e a devoção em sua essência. Basicamente, são atitudes e ações que criam espaço para o autoconhecimento.

Leia também Além do bem e do mal, os valores éticos no yoga

3. Asana, assentar-se em posturas buscando firmeza e conforto

Patañjali destaca sobretudo as posturas meditativas tendo em vista ter como foco o desenvolvimento na meditação. Também incluímos nesse quesito as posturas que preparam o corpo e a mente para o momento meditativo.

4. Pranayama, propagar e equilibrar a energia vital por meio do domínio da respiração

Esse estágio é de interface entre os planos físico e sutil. Mais que uma prática mecânica, os respiratórios do yoga envolvem toda uma compreensão da relação entre esse aspecto fisiológico e a mente tendo em vista a totalidade do caminho apresentado rumo a Kaivalya, que é a compreensão da base do Eu.

5. Pratyahara, isolar-se dos estímulos externos

O quinto passo diz respeito a introspecção ou a capacidade que temos de desligar momentaneamente o que é captado pelos sentidos como, por exemplo, quando não ouvimos alguém chamar ao estarmos imersos numa leitura.

6. Dharana, o direcionamento da atenção

Atrair e manter a atenção direcionada a um único ponto é dharana. Essa habilidade é auxiliada e desenvolvida por todos os passos anteriores, a começar pelos valores éticos sem os quais desenvolver uma mente meditativa é praticamente impossível. Existem diversas técnicas meditativas tendo em vista dharana.

7. Dhyana, manutenção da atenção no objeto da meditação

Esse estágio da meditação exposta por Patañjali indica que a mente se estabeleceu por algum tempo no objeto da meditação que pode ser a própria respiração, um mantra ou uma imagem mental. É quando não há esforço para exercer esse foco, em outras palavras quando se chega a um estado contemplativo.

8. Samadhi, mergulho na base do Eu

O resultado de dharana e dhyana culmina no samadhi, que de forma resumida, é quando experienciamos a base do Ser, ou seja, nossa identidade além dos vrtis, fluxo de pensamentos, memórias, medos e desejos com os quais nos identificamos. O pensamento que compõe o eu se dissolve momentaneamente e se experimenta um estado pleno de presença.

Existem outros textos e tratados que giram em torno do mesmo objetivo esclarecendo mais a fundo aspectos e momentos diferentes desse caminho. No entanto, o yoga sutra oferece uma boa síntese dessa jornada de autoconhecimento que além de longa é cíclica, passamos pelos mesmos pontos numa espiral de amadurecimento que nos leva ao encontro de quem somos.

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga. Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo

aula-ioga-particular-rio-de-janeiro


2 Respostas para “Os 8 passos do Yoga segundo Patañjali

  1. Pingback: Yoga e Meditação | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

  2. Pingback: O ensino do Yoga na visão do mestre Krisnamacharya | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.