Yoga e Meditação

É comum que alguns alunos me perguntem se sou budista por incluir meditação em minhas aulas. Por mais que aprecie e já tenha estudado sobre o budismo, essa não é a linha que sigo nas aulas nem pessoalmente.

Essa indagação retrata como o senso comum sugere que yoga e meditação são atividades diferentes não necessariamente vinculadas. Essa perspectiva é reforçada por um modelo de aula de yoga bastante difundido centrado na realização de posturas.

Isso está tão enraizado que sinto a estranha necessidade de especificar que dou aula de yoga e de meditação [também]. Mas a verdade é que yoga e meditação são atividades tão relacionadas que de um ponto de vista mais amplo essas palavras são praticamente sinônimos.

Yoga num sentido profundo se refere tanto a um estado meditativo de aquietamento mental que objetiva a compreensão da natureza do eu, como a todo um conjunto de meios, chamados em sânscrito de sadhana, para se alcançar esse propósito.

Conheça a sadhana do yoga na compilação feita por Patañjali: Os oito passos do Yoga

Da mesma forma, meditação não é apenas o momento que sentamos e fechamos os olhos para realizar alguma técnica meditativa, envolve todo um caminho e preparação para igualmente chegarmos a um aquietamento da mente tendo em vista o autoconhecimento.

Parece que estou falando da mesma coisa, não é? E não deixa de ser, até mesmo se olharmos yoga e meditação em diferentes vertentes do pensamento oriental chegaremos nessa conclusão ou em algo muito próximo.

Claro que podemos tratar yoga e meditação como dois temas, da mesma forma que poderíamos analisar o surfe dividindo a atividade em dois momentos: quando o surfista tem que remar para pegar uma onda e o momento que ele fica de pé na prancha.

Como é dito, fazer essas divisões podem atender propósitos didáticos, mas é fundamental conservar a noção de que essas particularidades se dão dentro de uma unidade, um contínuo de atividades inter-relacionadas.

Compreenda essa relação mais a fundo

Pratica de Yoga e Meditacao Um elo quase perdido
Artigo | Prática de Yoga e Meditação: Um elo quase perdido

Transforme em uma vivência

yoga-e-meditacao
Vídeo | Prática conduzida direcionada ao propósito tradicional

Inicie-se na meditação

Para-começar-a-meditar-Introdução-meditação-guiada-em-4-passos
Artigo | Introdução à Meditação: Guia em 4 passos

Mergulhe mais fundo

meditacao-mantra-da-respiracao
Artigo | Meditação com o mantra universal So Ham

Espero que esse artigo contribua na sua jornada de autoconhecimento e se isso de fato ocorrer conto com a sua colaboração na difusão dessa compreensão para que mais pessoas possam vislumbrar a riqueza dessa prática que se encontra por debaixo dos esteriótipos do senso comum.

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga. Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo

aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.