O significado de harih om

Satsanga com Swami Dayananda Saraswati em Saylorsburg Ashram, outubro de 2008

Harih significa harati, ele elimina, harati papani, ele elimina os papas, o resultado das ações erradas que são duhkhani, dor ou sofrimentos, duhkha-hetu, a causa do sofrimento. Hari é aquele que elimina o papa, que significa duhkha, todas as formas de dor e as causas da dor. Então, quando você diz Hari ou Hara, você invoca Isvara (Deus) na forma do removedor da dor. Nas duas palavras somente o pratyaya, o sufixo gramatical (que são as terminações “i” e “a”) é diferente; a raiz verbal hr [har] é a mesma.

E Om significa avati, rakshati, ele protege, ele faz o bem para alguém. Om é aquele que abençoa, aquele que tudo sustenta, é a fonte de bênção e de sustentação de tudo. Isto é Om. Então, apesar de haranam (eliminar, remover) ser diferente de rakshanam (proteger), ao eliminar as causas de duhkha, Om rakshati, Om protege e abençoa, este é o significado de harih om. Hari Om e harih om são a mesma coisa.

Om é Hari, o removedor de duhkha. E tudo o que é necessário é isso, remover duhkha, a dor, que significa que toda a sensação de ser pequeno, a ignorância e a confusão terão que desaparecer. Hari elimina tudo e o que sobra é Om. Também podemos dizer harih om como uma invocação: Ó removedor, abençoe. Pois ele é a fonte de todas as bênçãos. Essas palavras podem ser usadas sempre, harih om. No Veda também, quando se canta, fala-se “harih om”. Mas aí tem que se dizer: harih om; o visarga, que é o sufixo h, deve permanecer antes de Om. Om deve permanecer sem se grudar a nada, até como uma forma de respeito ao Om.

originalmente publicado em http://blog.opovo.com.br/yoga/o-significado-de-harih-om/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s