Conheça os benefícios e entenda como fazer Ujjayī pranāyāma

Conheça os benefícios e entenda como fazer Ujjayī pranāyāma, a respiração vitoriosaA palavra sânscrita ujjayí é formada pela raiz verbal ji que tem como base de sentido conquistar que acrescida do prefixo ud forma a palavra conquistador ou vitorioso de modo que podemos traduzir esse pránáyáma como aquele que conduz à vitória ou à conquista em relação tanto, aos desafios da vida, como, principalmente, a si mesmo.

É uma técnica simples, mas muito poderosa como auxiliar na realização de algumas posturas por aquecer o organismo e por produzir um som que deixa nossa respiração mais evidente funcionando como um fio condutor para nossa atenção enquanto realizamos as posturas, característica essa que auxilia igualmente algumas técnicas meditativas.

No entanto, ela também tem seus benefícios próprios, efeitos secundários mas desejáveis que serão apresentados mais adiante e pode ser realizada de forma independente, sendo essa uma boa opção para iniciar o processo de aprendizado.

Entenda como fazer Ujjayí Pránáyáma

  1. Sentado em qualquer posição (também pode ser feito de pé ou deitado) com a coluna confortavelmente ereta e o rosto relaxado
  2. Conscientize-se do ritmo natural da sua respiração e aos poucos assuma o controle alongando a entrada e a saída do ar. Respiração nasal o tempo todo, inspirando e expirando pelas narinas.
  3. Levando a consciência para a garganta, perceba a passagem do ar por essa região e sutilmente contraia a glote reduzindo essa passagem de modo a produzir um suave som chiado bem baixo. Essa contração é semelhante a que fazemos para sussurrar.
  4. Caso sinta dificuldade em acionar essa contração, experimente soltar o ar pela boca como quem pretende embaçar um vidro ou um espelho, esse costuma ser um meio de achar esse ponto de contração. Em seguida experimente fazer isso soltando o ar pelas narinas, mantendo o mesmo efeito também enquanto inala.
  5. Não exagere a ponto de sentir uma sensação de arranhamento por conta de uma fricção excessiva. Basta que o som produzido seja audível para você.
  6. Associada à contração da glote contraímos com a mesma sutileza a região abdominal abaixo do umbigo. Existe uma conexão entre esses dois plexos de modo que vale a pena iniciar buscando fazer esses dois acionamentos ao mesmo tempo.
  7. Em seguida, busque uniformizar e ritmar a respiração igualando confortavelmente o tempo que leva para encher e esvaziar os pulmões. Inicialmente faça de 10 a 20 ciclos respiratórios.

Conheça os benefícios do Ujjayí Pránáyáma

  • Aumenta a temperatura do organismo
  • Otimiza o processo respiratório
  • Favorece o bom funcionamento sobretudo da glândula tireóide e do sistema endócrino no geral
  • Previne amigdalite e algumas doenças na região da garganta
  • Acalma o sistema nervoso favorecendo o acesso a estados meditativos
  • Diminui o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea sendo, portanto, indicado para pessoas hipertensas e não indicado para hipotensos
  • Leva a uma percepção mais profunda de si
  • A gheranda samhita chega a afirmar que a prática de ujjayí retarda o declínio orgânico

Por conta desses efeitos, esse pránáyáma costuma ser utilizado em casos específicos de desequilíbrio dos doshas, da constituição individual sob o prisma do ayurveda que de modo geral recomenda sua utilização durante o inverno. Para melhor adequar seu uso consulte um professor qualificado.

Boa prática e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

2 Respostas para “Conheça os benefícios e entenda como fazer Ujjayī pranāyāma

  1. Pingback: Conheça os benefícios e entenda como fazer Ujjayī pranāyāma | Quero Malhar·

  2. Pingback: A Prática de Yoga e as Estações do Ano | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.