Conheça os benefícios e aprenda a fazer Bhastrika Pranayama, a respiração do fole

Conheça os benefícios e aprenda como fazer Bhastrika Pranayama, a respiração do foleBhastrika pranayama é uma técnica extremamente energizante cujo nome se remete a um fole, tanto pela semelhança de sua execução com o mecanismo de absorção e expulsão de ar desse instrumento como por conta de seu efeito.

Assim como o fole de um ferreiro alimenta o fogo para que o metal derreta, a prática do bhastrika pranayama aumenta nossa vitalidade e dissolve bloqueios energéticos através de uma ação respiratória vigorosa.

Nesse pranayama absorvemos e expelimos o mesmo volume de ar na mesma proporção e num mesmo curto período de tempo acionando o diafragma e a parede abdominal.

Aprenda a fazer Bhastrika Pranayama

Recomendo que primeiramente aprenda e treine Adhama Pranayama, a respiração diafragmática.

  • Sente-se buscando uma posição confortável com a coluna ereta.
  • Com os olhos suavemente fechados induza a respiração predominantemente diafragmática de forma suave e lenta
  • Aos poucos acelere o ritmo igualando sempre o tempo de entrada e de saída de ar dando ênfase a contração abdominal no momento da expiração
  • Encontre o seu ritmo de velocidade máxima sem perder a profundidade da respiração abdominal procurando conservar a estabilidade do tronco e o relaxamento da musculatura facial
  • Faça de 10 a 15 voltas inspirando e exalando o mesmo volume de ar no mesmo tempo que pode chegar a ser de aproximadamente 1 segundo para encher e 1 segundo para esvaziar.

Mais ou menos assim

Benefícios e contra-indicações

O bhastrika pranayama oxigena o sangue aumentando a vitalidade de todos os órgãos e tecidos; ajuda a drenar o excesso de fleuma nos pulmões; tonifica a parede abdominal e o diafragma; estimula as funções dos sistemas digestivo e excretor. Sob o ponto de vista sutil, esse pranayama aguça a percepção sensorial e aumenta a força de vontade.

Por se tratar de uma espécie de tônico físico e mental, essa técnica é ideal para começar o dia ou para reativar as forças após a digestão do almoço.

Segundo os sábios do passado através dessa prática o yogi encara até mesmo o medo da morte.

Atenção! Essa prática não é recomendada em casos de cardiopatia, hipertensão, glaucoma e deve ser evitada durante a gravidez. Também não é apropriada para ser feita à noite, pois pode comprometer a chegada do sono.

Que sua vida e suas práticas sejam conduzidas com a mesma responsabilidade de quem cuida de um tesouro precioso.

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.