Dica | Respiração que reduz a ansiedade e ajuda a dormir – Aprenda a fazer o Adhama Pranayama

Respiração que reduz a ansiedade e ajuda a dormir - Aprenda a fazer o Adhama PranayamaAdhama significa inferior e pranayama se refere, genericamente, às técnicas respiratórias que visam expandir e equilibrar a energia vital. Nesta técnica fazemos com que a respiração se processe predominantemente na parte baixa dos pulmões através do relaxamento consciente do abdômen.  Essa forma de respirar está psicologicamente associada aos estados de relaxamento, harmonia e paz e também é como respiramos durante o sono profundo.

O adhama pranayama, conhecido como respiração diafragmática, é de fácil execução e não tem contraindicação. Convido não só os que estão sofrendo com a ansiedade e com a insônia para experimentar essa agradável forma de respirar.

Preparação

Você pode fazer essa técnica a qualquer momento e ela pode ser feita de pé, sentado ou, preferencialmente, deitado.  Lembrando que a técnica é de natureza sedativa, visa o relaxamento, então use-a apropriadamente.

A posição ideal é em decúbito dorsal (deitado com a barriga voltada para cima) com as pernas flexionadas, os joelhos juntos e os pés um pouco afastados conforme a imagem abaixo. adhma pranayama respiração diafragmáticaNo entanto, as instruções a seguir servem também para a execução de pé ou sentado.

Como fazer

Apoie as mãos sobre o abdômen, em cima do umbigo, para levar a consciência para a musculatura abdominal e sentir sua relação com os movimentos do diafragma durante a respiração.

Inicialmente não tente fazer nada, apenas observe a respiração do jeito que ela estiver, inspirando e expirando somente pelas narinas. Faça isso por 10 respirações que estarão acontecendo sem o seu comando.

Então, sem esforço excessivo, você vai assumir o processo respiratório. Quando estiver esvaziando os pulmões, procure sugar um pouquinho mais a barriga, contraindo o ventre. Em seguida, inspire com calma relaxando conscientemente o abdômen, permitindo sua expansão.

Prossiga respirando dessa forma, na expiração contraia e recolha o abdômen e na inspiração, relaxe e permita sua expansão.

Duração

Faça no mínimo 20 ciclos respiratórios e para aprofundar o efeito relaxante, ao invés da contagem, acompanhe a respiração dizendo mentalmente para si mesmo: “estou inspirando” durante a entrada do ar, e na saída, “estou expirando” até que se sinta plenamente relaxado.

Se você está sofrendo com ansiedade e insônia, além da prática do pranayama apresentado, evite ou reduza a ingestão de bebidas estimulantes: café, mate, refrigerantes etc.

Experimente associar esse pranayama ao Relaxamento do Sol e da Lua, um relaxamento conduzido que pode te ajudar a ter um sono profundo.

Om
Gilberto Schulz

Veja também os efeitos da respiração yogi e para não perder as novidades e fazer parte do nosso grupo de e-mail, cadastre-se aqui.

Anúncios

21 Respostas para “Dica | Respiração que reduz a ansiedade e ajuda a dormir – Aprenda a fazer o Adhama Pranayama

  1. Muito bom. O fato de vc se concentrar no processo faz com que vc esvazie os pensamentos aleatórios e fato, vc relaxa. Abraços e curti. ;D

  2. Estou lendo agora,ainda não fiz,mas já estou achando que vai ser muito bom,bem relaxante.Depois volto pra comentar mais.obrigada.abçs.

  3. Olá professor,

    Estou em busca de uma atividade que me auxilie no auto conhecimento e que possa praticar até o fim dos dias, gostei muito da proposta da yoga e acho que atende às minhas buscas. Não participei de nenhuma aula ainda, moro em uma cidade do interior e essa é uma atividade relativamente nova no local, mas vou tentar mesmo assim.
    De toda sorte quero parabenizá-lo pelo site, seus textos tem uma didática muito acessível e desmistifica a prática desta arte milenar.
    Obrigada por sua iniciativa, sempre que puder vou dar uma espiada.

    • Olá Fernanda,
      No meu entendimento o que você procura é de fato o Yoga, mas é importante que busque com discernimento um professor e faça algumas aulas para tirar suas conclusões. Agradeço o elogio! Om

  4. Queria tentar propor esse exercicio para meu filho, mas como fazê-lo? Ele tem 5 anos e não tenho maturidade para saber conseguir fazer com que ele entenda como praticar. Isso o ajudaria muito, é bastante agitado.

    • Oi Celeste, com essa idade é difícil, mas é possível ensinar técnicas como essa. O ideal é a orientação direta de um professor, mas no caso dessa respiração vc pode tentar ensinar através do exemplo, você mesma fazendo só que de forma lúdica, transformando a técnica em algum tipo de brincadeira que desperte a curiosidade e o interesse dele. Om

  5. Sou muito ansiosa, quase nunca tenho noites com um sono frequente, sempre acordo, me sinto muito desconfortável, já analisei muitos fatores que possam me atrapalhar, cheguei até a tomar medicamentos para me induzir ao sono, vim procurar alguns métodos simples que dê pra praticar em casa mesmo. Vou começar hoje com esse exercício, Espero que me ajude! Admiro muito a prática da yoga mas infelizmente não tenho tempo para fazer.

    • Espero que ajude, Thâmina. Mas pelo que relatou, seria importante o uso dessa técnica associado a um plano de prática mais elaborado. De qualquer forma o exercício proposto certamente terá utilidade nesse processo de busca por uma solução. Recomendo também que você leia o Yoga para Nervosos do Professor Hermógenes. Aguardo seu retorno! Harih Om

  6. Pingback: Dica | Yoga para iniciantes – prática matinal em 7 passos « yoga em casa | conheça e pratique com gilberto schulz·

  7. Boa noite! Tentei fazer essa respiração, mas tive dificuldade. A respiração é mesmo invertida? Não consigo contrair o abdomem ao expirar. Alguma orientação? Obrigada.

  8. Pingback: Radio Viva Zen | Musicas indianas, Orientais, Mantras e World Music·

  9. Pingback: Yoga para iniciantes – prática matinal em 7 passos -·

  10. Pingback: Links da Semana – YOGA + Crianças + Vic Ceridono + Beterraba + Natura Tez |·

  11. Pingback: dica de respiração·

  12. Pingback: Yoga para iniciantes | Prática matinal em 7 passos | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s