A diferença entre relaxamento e Yoga Nidra

diferenca-yoga-nidra-relaxamento-yoga-em-casaQuem já praticou yoga sabe que ao final das sessões de posturas normalmente é feito um relaxamento, por vezes conduzido, em alguns casos, ao som de uma música instrumental ou então na forma de um simples, silencioso e bem-vindo momento de descanço.

O nome da postura para esse momento é shavásana cuja tradução não é muito falada pois envolve um tema tabu por aqui no mundo ocidental, a morte. A tradução literal desse asana é postura do cadáver. O nome expressa bem o que se pretende nesse momento, uma entrega incondicional ao estado de repouso.

Relaxar é uma necessidade humana e muito importante no contexto de qualquer atividade, tanto física quanto intelectual. Após um esforço, sem um momento de repouso na sequência, a assimilação dos benefícios relacionados a atividade em questão se torna precária.

No yoga esse momento ganha ainda mais importância pois envolve uma investigação das tensões físicas, mentais, emocionais e um treinamento da capacidade de relaxar essas tensões de forma consciente.

É comum que nas aulas de yoga esse momento se resuma a isso, eventualmente introduz-se exercícios de visualização ou de reflexão sobre questões existenciais que potencializam ainda mais essa etapa final da prática.

Existe um método, porém, que vai mais além, chamado Yoga Nidra, sono yogi ou sono consciente. É muito comum a confusão entre esse relaxamento em shavásana e yoga nidra. Costuma-se chamar de yoga nidra, qualquer relaxamento conduzido com algum tipo de visualização, porém existe uma grande diferença.

A começar pela profundidade do relaxamento, no Yoga Nidra se alcança um nível de relaxamento tão profundo que é dito  que uma hora de Yoga Nidra corresponde a quatro horas do sono comum sem falar nas possibilidades que vão muito além.

Saiba mais através do workshop online de embasamento e vivência no Yoga Nidra 

Nesse sentido, o relaxamento feito ao final das práticas é como se fosse uma porta de entrada para o Yoga Nidra, Yoga Nidra é tanto o nome do método quanto do estado que se pretende alcançar. Esse método é muito poderoso, conduz a um estado entre sono e vigília onde, na verdade, acessamos um nível de consciência que permeia todos os estados, da vigília ao sono profundo.

É um tipo de meditação que nos leva a entrar em contato com conteúdos subconscientes a partir de uma perspectiva que faz com que os registros de impressões traumáticas e de conclusões duras que nutrimos em relação a nós mesmos enfraqueçam e fiquem cada vez menos capazes de induzir pensamentos e ações desfavoráveis.

Ou seja, é uma espécie de terapia que por um lado alivia as pressões oriundas desse território profundo da mente que nos leva a processos de auto-sabotagem. E pelo outro, nos permite uma reprogramação de certos aspectos da nossa personalidade, através do uso desse mesmo mecanismo da auto-sabotagem a nosso favor.

É um método realmente impressionante, poderoso, mas que precisa ser realizado de forma adequada e cuidadosa, pois existem uma série de princípios e fundamentos que se não estiverem presentes, consegue-se no máximo um bom relaxamento, o que não é nada mal, pelo contrário.

Saber fazer pausas e reconhecer a importância do descanço envolve uma maturidade que revela que parar pode se traduzir numa ação, uma ação bastante inteligente por sinal, pois apenas saindo dessa esteira frenética que conseguimos ver para onde estamos correndo com tanta pressa.

Um abraço e harih om!
Gilberto Schulz

Pensando em condensar e sistematizar essa técnica para seus alunos, o professor Gilberto Schulz desenvolveu um workshop online voltado tanto para praticantes de todos os níveis como para instrutores que queiram passar por essa experiência para poder compartilhar com seus alunos. Inscreva-se gratuitamente na lista de espera para receber a possibilidade de acesso a próxima turma com condições especiais


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s