Ajustes Fundamentais: Veja como posicionar as mãos para prevenir e aliviar dores nos punhos

Independente da linha de prática de yoga que seguirmos vamos nos deparar com um grande número de posturas que envolvem o apoio das mãos no chão. Ter que lidar com essa experiência faz com que muitas pessoas descubram algum problema na articulação dos punhos, ou pior, de repente acabam até desenvolvendo uma lesão se não assimilarem certos de detalhes.

Se você, por acaso, já sente algum incômodo nessa articulação durante a prática sugiro que primeiro investigue o que é e qual a possível causa, se tem relação com a forma como você se posiciona diante do computador, como usa o teclado, se contraiu alguma lesão por esforço repetitivo ou por alguma alteração fisiológica.

E para saber como aliviar e prevenir dores nos punhos a curto, médio e a longo prazo, considere com atenção esses ajustes fundamentais para que a sua prática de yoga não venha a comprometer a vida útil dessa articulação tão preciosa.

Os ajustes 3, 4 e 5 estão disponíveis também em vídeo no final do artigo para uma compreensão mais clara.

1. Na maioria das posturas os dedos ficam voltados para frente tendo como referência o dedo indicador ou o dedo médio

2. Os dedos não devem ficar nem muito juntos nem muito afastados

3. É crucial transferir o peso dos punhos para palma das mãos e dedos para não sobrecarregar a articulação

4. Pela mesma razão é importante considerar um ângulo de no máximo 90º entre mãos e antebraços e para isso não deixe que os ombros ultrapassem a linha dos punhos.


5. Se ainda assim houver incômodo, opte por dobrar o tapetinho de modo a abrir esse ângulo e aliviar a compressão nessa articulação.

Confira os ajustes 3,4e 5 no vídeo abaixo

Mesmo sabendo que o artigo não cobre a total possibilidade de formas de apoio com as mãos, acredito que é possível minimizar o risco desse tipo de lesão no yoga difundindo esse conhecimento a respeito dessa base tão frequente que muitas vezes escapa até a alguns instrutores, afinal não sabemos de tudo e estamos cada um contribuindo com sua parte da melhor forma.

Boas práticas e harih om!

Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Anúncios

Uma resposta para “Ajustes Fundamentais: Veja como posicionar as mãos para prevenir e aliviar dores nos punhos

  1. Pingback: Por que fazer? Marjaryasana, o espreguiçamento do gato | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.