Por que fazer? Marjaryasana, o espreguiçamento do gato

Por que fazer Marjaryasana, o espreguiçamento do gatoA prática de yoga é um mar de possibilidades físicas, mentais e emocionais. Não é raro perceber um ar de surpresa e questionamento no rosto dos alunos em alguns momentos.

Seja ao propor a prática de uma mudrá através de um posicionamento específico dos dedos das mãos ou ao sugerir a realização de simhásana uma postura que envolve uma careta similar a um leão rugindo.

Pensando em escrever sobre esses momentos nos quais  fica no ar a pergunta “por que fazer isso?” lembrei que quando eu iniciei, nutria esse questionamento a respeito do Marjaryasana, a postura do gato que chamo de espreguiçamento do gato.

Não se trata de um movimento ou posição muito estranha, mas aos olhos de um iniciante me parecia um momento irrelevante da prática. Só com o tempo, após muito estudo sobre anatomia e sobretudo sobre a fisiologia física e sutil que compreendi e passei a apreciar a importância desse movimento tão simples.

Por entender que um dos papéis do professor de yoga é mostrar o valor presente nas técnicas mais simples, divido com vocês uma espécie de imersão no entendimento de algumas posturas falando de seus efeitos, objetivos e possibilidades.

Se você não conhece essa postura veja como fazer essa postura. Se você já conhece pule para a parte seguinte.

Como fazer Marjaryasana, o espreguiçamento do gato

Por que fazer Marjaryasana?

Essa postura com movimentos simples é essencial, primeiramente, para que possamos desenvolver a consciência da mobilidade da coluna vertebral inteira percebendo como ela se relaciona com as cinturas pélvica e escapular. Isso faz desse asana uma ótima opção para a parte inicial da prática.

Em outras palavras, mapeamos a amplitude natural dessas articulações entre o cóccix e a cabeça num movimento suave que, ao ser conectado com o vai e vem da respiração, promove um poderoso efeito calmante que alivia os efeitos somáticos do estresse e nos ancora ao momento presente.

Oferece também uma oportunidade de observar e treinar a forma como apoiamos as mãos no chão, sendo uma boa preparação para posturas nas quais o apoio das mãos vem acompanhado de uma exigência maior em termos de força ou complexidade de realização.

Além disso, ao realizar esse movimento ondulatório de expansão e de recolhimento massageamos os músculos das costas e os órgãos abdominais, conjuntamente instigamos o fluxo de energia ao longo da coluna.

Auxilia as mulheres no período menstrual, aliviando as cólicas e é dito que durante a gestação contribui para que o bebê fique na posição ideal para o parto. Leia também A importância da prática de yoga para gestantes

É muito benéfica também aos homens pois ajuda a liberar um importante movimento, chamado de báscula, comumente bloqueado por conta de concepções equivocadas relacionados à idéia de masculinidade. Esse bloqueio por vezes é tão grande que muitos homens sequer conseguem se ajustar para se sentar adequadamente sobre os ísquios.

Apesar de promover certo alongamento, não entendo que o objetivo dessa postura seja esse, pois a simples idéia de ter que se alongar ao fazer esse movimento acaba tirando o foco de tudo o que foi dito acima e ainda abre as portas para excessos desnecessários.

Tendo paciência e aprendendo os detalhes a prática se torna segura, prazerosa e para a vida toda.

Boas práticas e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.