A importância da Prática de Yoga para Gestantes

yoga para gestantes com gilberto schulz beneficios

Felizmente é cada vez mais comum pensarmos sobre como devemos cuidar dos nossos filhos, mas nesse sentido não podemos perder de vista a figura dos pais, principalmente a mãe que desde a gestação enfrenta uma série de desafios que precisam ser considerados com atenção. Sua saúde e bem-estar se tornam duplamente importantes e a prática de yoga pode ser uma grande aliada.

Essa relação se tornou presente na minha vida logo quando comecei a dar aulas. Em um dos horários em que eu conduzia a prática aconteceu um fenômeno curioso, sempre frequentava pelo menos uma gestante e com o passar de alguns meses se formou uma turma com maioria de gestantes sem que essa fosse a intenção da direção do espaço.

Apesar de ter estudado sobre yoga para gestantes em minha formação, confesso que inicialmente me senti inseguro, mas hoje vejo que soube usar a insegurança de forma positiva: pesquisando e conversando com professores mais experientes, estabelecendo um diálogo com os obstetras e ouvindo muito as futuras mamães para conseguir adequar da melhor forma a prática. Foi como uma especialização não formal que não me conferiu certificado, mas bastante conhecimento.

Quando decidi me dedicar às aulas particulares o destino fez com que eu seguisse me aprofundando e até hoje continuo aprendendo, pois existem muitas nuances envolvidas nesse tipo de aula e alguns casos são bem específicos a ponto de restringir a prática a um pequeno grupo de posturas.

Diante dessas experiências, pude observar que os resultados obtidos com a prática de yoga nesse momento tão especial da vida de uma mulher são diversos, da adaptação ao corpo em transformação, passando pela prevenção ou alívio das dores nas costas e da redução do inchaço à capacidade de lidar com a ansiedade e com as emoções oscilantes que literalmente tiram o sono das futuras mães.

Nas palavras da Flavia Brito, primeira gestante a realizar aulas particulares comigo: “Eu amei fazer yoga durante a gestação. No meu caso, que tenho problemas de coluna, ajudou ainda mais a equilibrar a postura durante a gestação. Também me ajudou muito a dormir melhor. Com as milhares de tarefas do dia-a-dia e mais as novas preocupações da gravidez, a prática de yoga ajudava a aquietar a minha mente e a ter um sono mais tranquilo.”

yoga-para-gestantesTambém tomei conhecimento através de algumas pesquisas que os benefícios se estendem ao bebê, sem contar os obtidos indiretamente através da saúde física e psicológica da mãe. O que mais chamou minha atenção foi a redução dos riscos da criança nascer com diversos tipos de problemas por conta da melhor oxigenação sanguínea que resulta da prática.

No entanto, para alcançar tais benefícios, é fundamental que a prática seja planejada e conduzida de acordo com cada fase da gestação por um bom profissional que além de estar bem preparado para essa delicada tarefa, precisa reconhecer os limites do seu conhecimento para manter-se aberto a novos aprendizados em constante diálogo com a gestante e seu médico.

Fazer parte desse momento podendo contribuir de alguma forma é muito especial e bonito onde a prática de yoga ganha profundidade e cria uma oportunidade única da mulher conhecer bem seu corpo, sua mente e suas emoções enquanto se prepara para cumprir da melhor forma sua missão sagrada de gerar a vida dentro de uma perspectiva mais ampla de autoconhecimento.

Por Gilberto Schulz

Reside no Rio de Janeiro? Então entre em contato com o Gilberto Schulz para combinar o melhor dia e horário para conhecer o programa de prática para gestantes através do e-mail: gilberto.schulz@gmail.com ou pelo cel/whatsapp: 21 998116721

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s