A coluna vertebral representa o alicerce da vida, não apenas o alicerce do corpo físico, encaixando os órgãos na cavidade abdominal, como também é a sustentação e alicerces psicofísicos. Representa nossa hierarquia, a maneira como nos comportamos e nos postamos internamente e externamente, e como expressamos nossa postura perante a vida. Simboliza nosso pilar de sustentação. É como um grande pilar de um edifício, onde a parte invisível é a que sustenta a estrutura toda. É o centro de união.
Relaciona-se com o nosso inconsciente, parte que não é totalmente vista, mas sentida, o tecido das costas está ligado aos órgãos internos devido à formação embrionária, por isso quando trabalhamos a coluna refletimos as sensações ao corpo todo. É a ponte das informações e sensações do meio interno com o meio externo, nos permite a sustentação e ao mesmo tempo a flexibilidade e a possibilidade de inclinar e torcer para as diferentes direções.
A coluna possui curvaturas fisiológicas, que fornecem mobilidade para os movimentos dinâmicos do tronco: flexão, extensão, inclinação lateral e torção. Não é algo totalmente rígido, assim como nossa conduta para com a vida, mas ereto. É o apoio funcional para todos os outros sistemas do corpo.
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras, sendo 7 cervicais (região do pescoço), 12 torácicas (região dorsal), 5 lombares (região lombar), 5 sacrais (região sacral) e 4 coccígeas (região do cóccix). Entre uma vértebra e outra existe o disco intervertebral, que serve como um “amortecedor” dos impactos e permitem a livre movimentação das vertebras.
No centro da coluna passa a medula espinal, que liga o Sistema Nervoso Central com todo o corpo, entre cada vertebra sai um par de nervos tanto aferente como eferente (nervos aferentes conduzem sinais sensoriais, da pele ou dos órgãos dos sentidos para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sinais do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas).
Simbolicamente a coluna possui a imagem de uma serpente. Representando o movimento de Consciência do Ser Humano. A serpente representa a capacidade de entrar nas profundezas, bem como a de mudar completamente; a serpente, de fato, pode entrar no fundo da terra e mudar de pele. Assim, como o homem que possui a capacidade de transformação, quando mergulhando em suas profundezas internas vai em busca de si mesmo e de seu Conhecimento.
Por ela passam 3 dos principais canais de energia (Nadis). Ida (negativa), Pingala (positiva) e Sukshumna (neutro). A cede da energia de vitalidade está localizada em sua base, na região conhecida como Kanda. Uma má postura prejudica o funcionamento fisiológico dos órgãos internos, dificulta a respiração e impede o fluir do fluxo de energia vital. Uma coluna saudável é fundamental para uma boa saúde psicofísica.
As posturas do Yoga trabalham diretamente a coluna, sendo terapêutica para a mesma. Promovendo sua flexibilidade, fortalecimento, consciência e vitalidade, nos colocando a favor do nosso meio interno em harmonia com as ações para com o meio externo, possibilitando uma boa postura perante a si mesmo e perante a vida e situações.
Fortalecendo a coluna e melhorando a postura temos a capacidade de melhorar a nossa autoestima nas diferentes situações da vida, e buscando a flexibilidade temos a capacidade de nos curvar perante o que não está em nosso controle, mas sim ao nosso entendimento, portanto, o equilíbrio é chave para uma boa conduta e uma boa saúde.
Por Daiana Vasques
Espaço Viver bem Yoga e Terapias
Está no Rio de Janeiro? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
Adorei o texto. Parabéns.
Adoro ler esses textos. Leitura rápida e de fácil entendimento. Parabéns!!!
Terminei o curso para professores de Yoga. Gosto muito dos artigos e também do site que para mim é um interessante canal de informações . Gratidão
Gratidão pelos ensinamentos.
Pingback: Por que fazer? Marjaryasana, o espreguiçamento do gato | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·
Pingback: Ajustes Fundamentais: Cuidados com a Coluna Vertebral | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·