Coluna Vertebral: Alicerce da vida

coluna-vertebral-alicerce-da-vida-yoga-iogaA coluna vertebral representa o alicerce da vida, não apenas o alicerce do corpo físico, encaixando os órgãos na cavidade abdominal, como também é a sustentação e alicerces psicofísicos. Representa nossa hierarquia, a maneira como nos comportamos e nos postamos internamente e externamente, e como expressamos nossa postura perante a vida. Simboliza nosso pilar de sustentação. É como um grande pilar de um edifício, onde a parte invisível é a que sustenta a estrutura toda. É o centro de união.

Relaciona-se com o nosso inconsciente, parte que não é totalmente vista, mas sentida, o tecido das costas está ligado aos órgãos internos devido à formação embrionária, por isso quando trabalhamos a coluna refletimos as sensações ao corpo todo. É a ponte das informações e sensações do meio interno com o meio externo, nos permite a sustentação e ao mesmo tempo a flexibilidade e a possibilidade de inclinar e torcer para as diferentes direções.

A coluna possui curvaturas fisiológicas, que fornecem mobilidade para os movimentos dinâmicos do tronco: flexão, extensão, inclinação lateral e torção. Não é algo totalmente rígido, assim como nossa conduta para com a vida, mas ereto. É o apoio funcional para todos os outros sistemas do corpo.

A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras, sendo 7 cervicais (região do pescoço), 12 torácicas (região dorsal), 5 lombares (região lombar), 5 sacrais (região sacral) e 4 coccígeas (região do cóccix). Entre uma vértebra e outra existe o disco intervertebral, que serve como um “amortecedor” dos impactos e permitem a livre movimentação das vertebras.

No centro da coluna passa a medula espinal, que liga o Sistema Nervoso Central com todo o corpo, entre cada vertebra sai um par de nervos tanto aferente como eferente (nervos aferentes conduzem sinais sensoriais, da pele ou dos órgãos dos sentidos para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sinais do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas).

Simbolicamente a coluna possui a imagem de uma serpente. Representando o movimento de Consciência do Ser Humano. A serpente representa a capacidade de entrar nas profundezas, bem como a de mudar completamente; a serpente, de fato, pode entrar no fundo da terra e mudar de pele. Assim, como o homem que possui a capacidade de transformação, quando mergulhando em suas profundezas internas vai em busca de si mesmo e de seu Conhecimento.

Por ela passam 3 dos principais canais de energia (Nadis). Ida (negativa), Pingala (positiva) e Sukshumna (neutro). A cede da energia de vitalidade está localizada em sua base, na região conhecida como Kanda. Uma má postura prejudica o funcionamento fisiológico dos órgãos internos, dificulta a respiração e impede o fluir do fluxo de energia vital. Uma coluna saudável é fundamental para uma boa saúde psicofísica.

As posturas do Yoga trabalham diretamente a coluna, sendo terapêutica para a mesma. Promovendo sua flexibilidade, fortalecimento, consciência e vitalidade, nos colocando a favor do nosso meio interno em harmonia com as ações para com o meio externo, possibilitando uma boa postura perante a si mesmo e perante a vida e situações.

Fortalecendo a coluna e melhorando a postura temos a capacidade de melhorar a nossa autoestima nas diferentes situações da vida, e buscando a flexibilidade temos a capacidade de nos curvar perante o que não está em nosso controle, mas sim ao nosso entendimento, portanto, o equilíbrio é chave para uma boa conduta e uma boa saúde.

Por Daiana Vasques
Espaço Viver bem Yoga e Terapias

Anúncios

4 Respostas para “Coluna Vertebral: Alicerce da vida

  1. Terminei o curso para professores de Yoga. Gosto muito dos artigos e também do site que para mim é um interessante canal de informações . Gratidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s