Muitas pessoas almejam realizar o pouso sobre a cabeça seja por conta de seus benefícios ou por seu efeito estético, mas poucos sabem que existem etapas que devem ser respeitadas. É extremamente recomendável, por exemplo, que se realize ardha śīrṣāsana por um período até que a base seja bem compreendida e o tônus muscular esteja preparado para a completa inversão. Além dessa, ainda existem outras posturas auxiliares para o śīrṣāsana que também poderão ser executadas à guisa de preparação.
Não tente realizar nem mesmo essa preparação se não tem experiência com a prática de yoga ou caso possua alguma limitação de saúde. Essas instruções têm como objetivo orientar tanto professores quanto praticantes que buscam aprimorar e melhor estruturar suas práticas ou aulas. Também serve de alerta àqueles que por ventura já realizam essa postura sem ter recebido as devidas orientações.
Como fazer a preparação para o pouso sobre a cabeça?
1. Dobre o tapete de prática de modo que sobre essa parte dobrada caiba sua base triangular feita com os antebraços. Também pode ser usado uma manta. No entanto, para não comprometer a estabilidade, é importante que essa superfície não fique excessivamente macia.
2. De joelhos, toque ambos os cotovelos com os dedos ao mesmo tempo para determinar a distância entre eles. A distância deve ser aproximadamente a mesma entre os ombros.
3. Entrelace os dedos das mãos mantendo os polegares em contato.
4. Encaixe sua cabeça nessa estrutura, atentando para o fato de que não é para abraçar a cabeça com as mãos, ela se encaixa travando na base dos polegares enquanto o centro do topo da cabeça é apoiado levemente no chão.
5. Coloque o peso sobre os antebraços, essa será a principal estrutura de sua base e não a cabeça.
6. Eleve o quadril mantendo o peso sobre os antebraços mantendo os ombros ativos e abertos ao mesmo tempo que busca evitar o arredondamento da coluna torácica.
7. Avance com os pés o quanto puder fazendo com que o tronco fique mais na vertical. Na posição final, conserve o tônus abdominal enquanto explora a respiração média e alta, permitindo a expansão das costelas e do peito.
8. Permaneça nessa posição enquanto houver conforto e energia para mantê-la. Desfaça antes de precisar transferir o peso para cabeça.
Para realizar shirshásana, ou seja, a inversão completa sobre a cabeça, é indispensável a orientação de um professor qualificado para indicar o melhor momento e caminho para utilização de tal postura, bem como o tempo de permanência e as posturas que deverão preceder e suceder sua execução.
Boa prática!
Por Gilberto Schulz
Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação
Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo