“Neste corpo, o monte Meru, a coluna vertebral, está rodeado por sete ilhas em meio a rios, mares e campos. Nele estão todas as estrelas e planetas. O espaço, o ar, o fogo, a água e a terra também se encontram aqui. Todos os seres que existem no mundo estão igualmente no corpo, rodeando o monte Meru. Aquele que sabe disso é um yogi. Não há dúvida sobre isso.” verso livremente adaptado da Śiva Samhitā
A coluna vertebral representa nosso eixo, não apenas do corpo físico, estruturando e conectando as cinturas pélvica e escapular, sustentando nossos órgãos vitais.
Também é o elo psicofísico, por onde passa o sistema nervoso central conduzindo as informações e comandos do cérebro para todo o corpo recebendo de volta as sensações e informações captadas pelos sentidos.
Toda a prática física de yoga gira em torno desse alicerce e por isso ele merece toda uma atenção especial para que possamos aprender a explorar suas possibilidades de movimentação, sustentação e alinhamento do modo mais adequado possível.
Com isso, reduzimos os riscos de lesão e melhoramos o aproveitamento em todas as posturas.
Pensando nisso, sugiro que reserve um momento para conferir no vídeo abaixo as orientações passadas pelos professores Bruno Jones e Bianca Ordahi a esse respeito indicando ajustes e cuidados específicos para a coluna lombar, torácica e cervical.
Tendo paciência para aprender os detalhes, a prática de yoga se torna não só segura, como para a vida toda.
Boas práticas e harih om!
Por Gilberto Schulz
Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação
Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo