Ajustes Fundamentais: Cuidados com a Coluna Vertebral

“Neste corpo, o monte Meru, a coluna vertebral, está rodeado por sete ilhas em meio a rios, mares e campos. Nele estão todas as estrelas e planetas. O espaço, o ar, o fogo, a água e a terra também se encontram aqui. Todos os seres que existem no mundo estão igualmente no corpo, rodeando o monte Meru. Aquele que sabe disso é um yogi. Não há dúvida sobre isso.” verso livremente adaptado da Śiva Samhitā

A coluna vertebral representa nosso eixo, não apenas do corpo físico, estruturando e conectando as cinturas pélvica e escapular, sustentando nossos órgãos vitais.

Também é o elo psicofísico, por onde passa o sistema nervoso central conduzindo as informações e comandos do cérebro para todo o corpo recebendo de volta as sensações e informações captadas pelos sentidos.

Toda a prática física de yoga gira em torno desse alicerce e por isso ele merece toda uma atenção especial para que possamos aprender a explorar suas possibilidades de movimentação, sustentação e alinhamento do modo mais adequado possível.

Com isso, reduzimos os riscos de lesão e melhoramos o aproveitamento em todas as posturas.

Pensando nisso, sugiro que reserve um momento para conferir no vídeo abaixo as orientações passadas pelos professores Bruno Jones e Bianca Ordahi a esse respeito indicando ajustes e cuidados específicos para a coluna lombar, torácica e cervical.

Tendo paciência para aprender os detalhes, a prática de yoga se torna não só segura, como para a vida toda.

Boas práticas e harih om!
Por Gilberto Schulz

gilbertoschulz


Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.                                                   

É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho um programa de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia?  [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s