Yoga no dia-a-dia: 10 dicas para aliviar a ansiedade

A ansiedade é uma emoção a que todos estamos sujeitos, porém existem estratégias para aliviar sua força de modo que ela não chegue a se tornar um transtorno que é quando passa a ocasionar sofrimento e danos na vida de uma pessoa.

Algumas das dicas apresentadas também podem ajudar em meio a uma crise, no entanto, o eixo dessa proposta é a construção de um entendimento e de um modo de vida voltado a aparar as raízes do problema ao invés de meramente atacar os sintomas.

Sua base reside na capacidade da nossa mente antever diversas situações, normalmente pressupondo o pior, o que não é necessariamente algo ruim, o problema é quando perdemos as rédeas dessa incrível possibilidade e ficamos sujeitos a essas forças que se retroalimentam.

Essa publicação pretende funcionar como uma ajuda concreta em relação a casos brandos e como auxílio complementar aos casos mais graves, não recomendo que se abandone nenhum tratamento em curso

10 dicas para aliviar a ansiedade

Acomode melhor a potência dessa emoção e dessa habilidade mental aplicando essas 10 dicas no seu dia-a-dia.

1.Beber água devagar, faça pausas ao longo do dia para beber água de forma bem lenta como se o copo d´água que está ingerindo fosse o último do planeta apreciando cada contato do líquido com os lábios, com a língua e com a garganta.

2.Reduza consumo de cafeína, não menospreze o poder dessa substância, mesmo que você considere não sentir seu efeito estimulante,
procure um consumo adequado fazendo um teste reduzindo a dosagem de ingestão para verificar o resultado.

3.Antever não é prever, esteja ciente que nossa capacidade de antever as situações tende a ser pessimista, use isso a seu favor, sem cultivar o medo em relação ao pior cenário como se ele fosse necessariamente ocorrer.

Prepare-se para o pior, mas seja capaz de também imaginar o melhor e lide objetivamente com o que se apresentar.

4.Preocupe-se com hora marcada, agende um momento para pré-ocupar-se e use esse tempo para analisar as pendências, necessidades e urgências. Veja o que é prioritário fazer para resolver o que puder ser resolvido depois direcione a atenção para as ações fazendo uma coisa de cada vez.

5.Postura de equilíbrio, exercite diariamente seu foco no momento presente realizando uma postura de equilíbrio simples focando no contato dos pés com o chão, no alinhamento postural e no ritmo respiratório.

6.Respiração suave profunda e ritmada, faça uma ou mais pausas ao longo do seu dia para utilizar melhor esse recurso natural. Mesmo que por apenas 1 minuto, sente-se e explore com suavidade e sem exagero toda sua capacidade pulmonar e verifique qualidade da mente após esse breve momento. À noite, faça adhama pranayama, respiração predominantemente abdominal.

7.Regule o consumo de notícias, apesar de ser importante estar informado, vale a pena refletir sobre os efeitos dessa relação no sentido de alimentar o medo e o pessimismo, ainda mais considerando que as notícias ruins sempre tem um destaque maior em todos os meios.

8.Regule o uso das mídias sociais, essa dica dialoga diretamente com a anterior e vai além, as redes sociais tendem a funcionar como uma atividade de natureza oposta à meditação pois estimulam a dispersão e a agitação da atenção.

9.Pratica relaxante de yoga, experimente essa sequência de prática bem simples que desenvolvi com esse intuito e também para ajudar os alunos que tem problema de insônia.

como-aliviar-crise-de-ansiedade

10.Adote um gato, um cachorro ou cultive uma horta, qualquer uma dessas opções pode ter um efeito extremamente benéfico. A relação com animais de estimação ou com as plantas tiram nossos dramas do centro e trazem à tona atitudes construtivas de cuidado, paciência e afeto incondicional.

Confira o artigo onde direciono essas dicas de acordo com o grau da ansiedade Como diminuir a Ansiedade em cada caso.

Gostaria de receber as novas publicações?
Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades através de contatos esporádicos.

Espero que essas dicas ajudem e ao perceber que já está conseguindo gerenciar melhor a ansiedade, paralelamente a essas ações inclua a Meditação em 4 passos para consolidar a conquista de um centro de paz independente das circunstâncias.

Abraço e harih om!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga. Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo

aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Publicidade

Uma resposta para “Yoga no dia-a-dia: 10 dicas para aliviar a ansiedade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.