Conheça os ajustes e os benefícios de Vrkshasana, a Postura da Árvore

Conhecendo a Postura da Árvore por Gilberto Schulz

A postura da árvore é uma das posturas de equilíbrio mais conhecida e praticada do repertório de asanas dessa natureza do yoga. Seu nome em sânscrito é Vrkshásana que se pronuncia como se houvesse um “i” no meio dessa sequência inicial de aparentes consoantes, isso porque esse “r” – que numa transliteração mais cuidadosa vem com um ponto em baixo dessa letra – é uma vogal com som de um “ri” peculiar.

Bem como todos os elementos da manifestação do cosmos evidentes para nossa percepção e compreensão, do sol aos rios passando pelos animais, a árvore também é reconhecida pela tradição do yoga como um símbolo de conexão com uma Ordem que dá origem e sustenta a vida nas suas variadas formas. 

Com esse entendimento por de trás, a realização dessa postura pode nos levar além dos seus benefícios físicos e do desafio de se manter equilibrado num pé só, ganhando um vínculo de sentido e beleza sob essa ótica mais profunda e integradora que evoca uma salutar atitude de conexão, pertencimento e reverência diante desse quadro maior que rompe as barreiras do nosso ego.

Conheça os ajustes essenciais de Vrkshásana

  • Ao realizar essa postura procure inicialmente transferir o peso para o pé que ficará em contato com o chão pensando em enraizá-lo.
  • Flexione a outra a perna e apoie a sola do pé, se possível, na coxa com o calcanhar tocando a virilha ou se não conseguir busque o apoio na panturrilha abaixo do joelho.
  • Contraia a coxa da perna de apoio e ative o abdômen e o assoalho pélvico numa atitude de encaixe parcial da pelves para alinhar a bacia.
  • Negociando com o ajuste da pelves, o joelho vai para o lado na medida do possível, quando começar a desalinhar a bacia pare de levar o joelho para o lado.
  • Olhando para um ponto fixo na altura dos olhos eleve os braços sem tencionar os ombros. É opcional juntar as mão ou não.
  • Gerencie a permanência na postura contando os ciclos respiratórios para tentar fazer a mesma permanência com a outra perna de base.

Veja como fazer, o que não fazer e uma variação inicial dessa postura

Benefícios da Postura da Árvore

  • Desenvolve o equilíbrio e a consciência do alinhamento postural estimulando a coordenação neuro-muscular.
  • Fortalece as pernas, os tornozelos e os pés (arco plantar).
  • Alonga a parte interna da coxa, promovendo a abertura pélvica e o aumento da circulação sanguínea nessa região.
  • Ativa a expansão da caixa torácica favorecendo uma respiração profunda.
  • Aquieta a mente e aumenta a auto-estima por conta das exigências em termos de foco e firmeza para manutenção da postura sobre apenas um pé.
  • Estimula a intuição, a paciência e consequentemente abre espaço para uma visão de longo prazo.

Esse artigo foi interessante? Compartilhe com um amigo e faça parte desse trabalho de difundir o yoga de forma simples e profunda apontando boas referências

Boas práticas e lembre-se sempre, tendo paciência e aprendendo os detalhes a prática se torna segura e para a vida toda.
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Uma resposta para “Conheça os ajustes e os benefícios de Vrkshasana, a Postura da Árvore

  1. Pingback: Os deuses, sábios, heróis e animais por trás dos nomes das posturas do Yoga | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.