9 dicas para iniciar e desenvolver sua Prática Pessoal de Yoga

9-dicas-para-iniciar-e-desenvolver-sua-pratica-pessoal-de-yoga-em-casa-siteHá uns 6 anos quando iniciamos o projeto Yoga em Casa incentivando a prática pessoal em casa, essa idéia não era tão popular quanto é hoje. Atualmente está mais favorável estabelecer essa proposta.

Existem mais recursos e mais conteúdos disponíveis, até mesmo professores então críticos a essa idéia hoje disponibilizam vídeos e cursos online.

Mesmo assim, muitas pessoas encontram dificuldade em começar a praticar em casa, inclusive quem já tem experiência participando de aulas em espaços de yoga por vezes tem essa vontade mas fica sem saber o que fazer.

Se é o seu caso, convido você a considerar alguns pontos determinantes que podem estar impedindo esse primeiro passo.

1. Duração da prática
A sessão de prática não precisa ter 1h ou 1h30. Essa idéia costuma travar essa iniciativa tanto pela falta de tempo como por exigir mais conhecimentos. Com a regularidade e sabendo distribuir o uso das técnicas ao longo do dia e dos dias é possível se beneficiar com sessões de apenas 10 minutos.

2. Material necessário
Dependendo do piso, se não for frio ou escorregadio é possível praticar sem o uso de material algum. No entanto, o ideal é ter o clássico tapetinho de borracha chamado de yoga mat, a princípio é apenas isso e você.

3. Plano de prática
Se você pratica em um espaço com a orientação presencial, além de prestar bastante atenção nas orientações, procure observar, compreender e aprender as sequências propostas. Se vai se guiar por algum vídeo, não se prenda apenas nas imagens tentando imitar o que é feito, preste atenção nas orientações. Em ambos os casos, escolha começar com as técnicas mais simples.

4. Definindo o local
Tendo em mente um conjunto técnicas que já tenha certo domínio ou um vídeo que entende como adequado. Chegou a hora determinar um local onde pretende fazer sua prática de yoga. Não precisa ser um espaço muito grande, mas é importante que esteja bem limpo, a medida mínima é aquela na qual caiba um tapete de yoga de 1,75 x 0,65 ou simplesmente você deitado. Se puder deixar espaço destinado a esse fim melhor ainda. Se precisar tirar objetos ou movimentar algum móvel para preparar o espaço, torne essa arrumação a mais prática possível.

5. Preparo pessoal
Além de uma motivação autêntica é importante se preparar para o momento da prática sabendo que se trata de um momento único de auto-cuidado do nível físico ao espiritual. Alguns elementos contribuem para evocar uma atitude favorável como uma música tranquila com canto de mantras ou instrumental, uso de aromatizadores naturais ou incenso, mas sem perder de vista que esses ingredientes são opcionais e vale a pena abrir mão deles algumas vezes para não condicionar sua disposição a tais adereços. É recomendado tomar banho e escovar os dentes antes e não estar de estômago muito cheio.

Complemente esse entendimento assistindo a esse breve vídeo que desdobra caminhos para despertar uma atitude adequada à prática

6. Melhor horário
É possível estabelecer práticas matinais e noturnas, sabendo adequar o plano de prática a esses horários, perfeito, pois se encaixam muito bem ao nosso estilo de vida contemporâneo nos preparando ou nos restaurando de um dia puxado de trabalho, estudo e outras atividades. Porém para quem quer dar o primeiro passo, costumo falar para aproveitar a brecha de Ganesha, em outras palavras, o horário que for mais favorável e com o tempo desenvolvemos a disciplina de estabelecer um horário específico.

7. Lidando com a procrastinação
Adiar tarefas que precisam ou gostaríamos de realizar tem se tornado algo comum. Estamos inseridos numa sociedade que nos sugere muitas demandas que acabam nos consumindo mentalmente. Um caminho para conter esse efeito é se afastar de elementos tamásicos que instigam a energia da inércia que vão desde de uma atitude demasiadamente pessimista sobre a vida e sobre si, passando pela ingestão alimentos pesados ou industrializados chegando ao hábito de ficar rolando o feed das redes sociais.

Saiba mais sobre reverter concepções pessimistas conferindo Yoga Nidra acolhendo o passado redirecionando o presente.

8. Consolidando a prática de Yoga na sua rotina
A idéia não é praticar uma vez só e sim convidar a prática de yoga a fazer parte da nossa rotina. Diferente de outras atividades, yoga vem por um processo de conquista mútua e não por imposição. Por ser uma vivência é importante descobrir o prazer e o desafio desse momento de estar consigo lidando com suas possibilidades e limitações numa atmosfera investigativa e de autocuidado respeitando a sua história e às suas condições e circunstâncias atuais.

9. Desenvolvendo a prática
Conserve uma atitude de aprendiz tanto diante das técnicas que já realiza como diante de professores tanto presencialmente como nessa relação a distância através da leitura de um texto, de livros ou ao assistir um vídeo. Também é muito apropriado ter em mente um interesse em discernir as boas referências, no início é natural seguirmos qualquer ensinamento sem muito critério, mas cada passo nesse caminho nos equipa progressivamente com a capacidade de separar o joio do trigo.

Talvez se interesse no artigo Livros de Yoga para iniciantes: 3 obras essenciais para quem está começando

Por fim, convido você a experimentar colocar em prática as dicas e reflexões apresentadas com duas sequências simples uma boa para começar o dia e a outra para se recuperar de um dia exausto.

Prática Matinal em 7 passos

Prática Relaxante de Yoga

Boas práticas e harih om!
Por Gilberto Schulz

gilbertoschulz


Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.                                                   

É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho um programa de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia?  [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]

Conhece Yoga Nidra? Pensando em condensar e sistematizar essa técnica para seus alunos, o professor Gilberto Schulz desenvolveu um workshop online voltado tanto para praticantes de todos os níveis como para instrutores que queiram passar por essa experiência para poder compartilhar com seus alunos. Visite a página do curso clicando na imagem abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s