Fundamentos da Prática de Yoga: O aspecto devocional da Saudação ao Sol

fundamentos-da-pratica-de-yoga-o-apecto-devocional-da-saudacao-ao-solA Saudação ao Sol é uma sequência de posturas do yoga bastante popular, contudo, devido ao conturbado histórico religioso do ocidente, tendemos a nos esquivar de um aspecto explícito no nome dessa sequência, o devocional.

Yoga não é religião, mas aborda a vida humana por diversos ângulos, do nível físico ao existencial, incluindo a relação com os outros seres e com o Universo. É nesse contexto que a devoção se insere independente de crença, cultura ou religião.

E essa prática milenar, a Saudação ao Sol, assim como o astro rei, nos convida a ação, nos energiza e, quando bem entendida, também pode despertar em nós um brilho de apreciação pela vida.

A proposta dessa sequência de posições vai além de estimular o vigor físico e energético, como seu nome indica, ela também tem como propósito explorar esse aspecto devocional da condição humana.

Sem a presença da devoção, que por vezes se manifesta de forma espontânea, meditar se torna algo improvável, na verdade, até sair na rua se torna uma tarefa complicada.

Precisamos de um nível mínimo de entrega para viver. Pois como diria Riobaldo pelas veredas do grande sertão, viver é muito perigoso. Não só no Rio de Janeiro… A vida é frágil e está sujeita à inúmeras variáveis que fogem ao nosso controle.

A devoção se manifesta de variadas formas, mas geralmente tem como base o apreciar de uma ordem física, biológica, psicológica ou metafísica.

Quando andamos confiamos, mesmo sem perceber, na força da gravidade, ao viajar num avião nos entregamos à tecnologia e às leis da aerodinâmica e da mecânica e ao comer, sabemos que o alimento chegará ao estômago e será devidamente digerido.

Essa espécie de crença racional tem o efeito de criar em nós um espaço para um relaxamento mental e para coragem. E aqui o Sol cumpre o papel de evocar essa apreciação com mais intensidade e de forma consciente.

Não que o sol seja visto ele mesmo como Deus, mas sim, um símbolo para ele ou para simplesmente algo maior que foge a nossa compreensão, que gerou e mantém essa ordem cósmica na qual estamos inseridos e que também se apresenta em nós.

Independente de crença religiosa ou até mesmo considerando a ausência de crença, o Sol é, do nosso ponto de vista, um elemento essencial dessa estrutura universal e tem, por isso, a capacidade de despertar em nós essa atitude de forma objetiva.

Experimente trazer à mente a imagem do Sol permitindo brotar no coração uma atitude de reverência reconhecendo que a vida como conhecemos depende diretamente dessa peça cósmica.

Uma vez ascendida a chama desse conhecimento, seu brilho passará a iluminar sua prática e seus passos. Contemple o Sol a cada dia.

Om arkaya namah
Saudação àquele que é digno de ser reverenciado

Por Gilberto Schulz

gilbertoschulz


Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.                                                   

É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho um programa de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia?  [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]

Contamos com você na difusão desses conhecimentos e se quiser manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos, além de enviar suas dúvidas, cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

Anúncios

2 Respostas para “Fundamentos da Prática de Yoga: O aspecto devocional da Saudação ao Sol

  1. Boa noite Que artigo lindo sobre a saudação ao sol! Tive uma professora muito querida que dizia que a saudação ao sol pode e deve ser feita todos os dias, independente de estar sozinha como prática ou fazendo parte de uma prática com mais asanas. Está correto isso não é?! Podemos fazer somente ela pra voltar a prática depois de muitos anos fora do tapetinho? Ao menos até conseguir mais tempo e mais disposição para práticas mais completas?

    E os vídeos no canal ?? Amei aquele de posturas para ajudar na prática de meditação… maravilhoso ❤️ Vcs não conseguiram prosseguir com os vídeos? Ou há alguma chance ainda de continuação? O professor Gilberto explica muito bem, então Imagino que um vídeo com a saudação ao sol, por exemplo seria muito bom pra compreensão de detalhes e pra apresentar para alguém que não conhece yoga e quer começar. Adoro as informações disponibilizadas por vcs… Muito obrigada Namastê

    Em 8 de nov de 2017 7:36 PM, “yoga em casa | para conhecer e começar a

    • Oi Sandra, fiquei muito feliz com sua mensagem. Que bom que gostou do texto e curiosamente estava em mente apresentar a saudação ao sol num próximo vídeo, andamos parados pois precisamos nos estruturar para fazer as gravações, em breve voltaremos a publicar no canal do youtube.
      Um abraço e harih om!
      Gilberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s