Técnicas respiratórias do Yoga tem efeitos similares a medicamentos psiquiátricos

tecnicas-respiratorias-do-yoga-tem-efeitos-similares-a-medicamentos-psiquiatricos-om

Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. (Se quiser ter uma experiência mais aprofundada com técnicas respiratórias do yoga, não deixe de ler o artigo até o final.)

Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade.

Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção corroborando assim, a experiência de inúmeros praticantes e fundamentando ainda mais nosso artigo Yoga direcionado para Transtornos mentais.

A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, que controla processos inconscientes como a frequência cardíaca e a digestão, assim como a resposta do corpo ao estresse, explica Richard Brown, professor clínico associado de Psiquiatria da Universidade de Colúmbia e coautor de “The Healing Power of the Breath” (O Poder de Cura da Respiração).

Mudar conscientemente a maneira como você respira parece mandar sinais para o cérebro ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso, que pode diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da digestão e promover uma sensação de calma, e também do sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Aprenda como respirar melhor assistindo essa mini aula aberta que disponibilizei no Youtube

Muitas doenças, como a ansiedade e a depressão, são desencadeadas ou agravadas pelo estresse. “Já vi pacientes transformados depois de adotar práticas regulares de respiração”, conta Brown e complementa afirmando “Quando você respira de maneira lenta e constante, seu cérebro recebe a mensagem de que está tudo bem e ativa a resposta parassimpática. Quando você respira de maneira curta e rápida ou segura a respiração, a resposta simpática é ativada.

Chris Streeter, professora associada de Psiquiatria e Neurologia da Universidade de Boston, recentemente completou um pequeno estudo no qual mediu os efeitos da prática diária de yoga e respiração controlada em pessoas com diagnóstico de depressão grave.

Depois de 12 semanas de yoga e técnicas de respiração adequadas, os sintomas de depressão dos participantes diminuíram significativamente e seus níveis de ácido gama-aminobutírico, uma substância química do cérebro que possui efeitos calmantes e que controlam a ansiedade, aumentou.

A pesquisa foi apresentada em maio no Congresso Internacional de Medicina e Saúde Integrativa em Las Vegas. “Os resultados nos deixaram empolgados. Eles mostram que uma intervenção comportamental pode ter efeitos de magnitude semelhante a um antidepressivo.”

Fonte: The New York Times

Aprenda três exercícios básicos sugeridos pelo Gilberto Schulz para você fazer por conta própria e experimentar seus efeitos. Realize as propostas com bom senso.

Boa prática!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo

Conheça também o curso online Yoga Nidra, acolhendo o passado redirecionando o presente voltado para praticantes que querem aprofundar esse momento da prática e instrutores que querem levar esse momento para seus alunos de forma mais sistematizada. Acesse a página clicando na imagem abaixo

27 Respostas para “Técnicas respiratórias do Yoga tem efeitos similares a medicamentos psiquiátricos

  1. Pingback: Técnicas respiratórias do Yoga tem efeitos similares a medicamentos psiquiátricos – Gavetas da Alma·

  2. Pingback: Técnicas respiratórias do Yoga tem efeitos similares a medicamentos psiquiátricos | Quero Malhar·

  3. Graças a essas técnicas que aprendi indo conhecer o Yoga que me livrei dos antidepressivos já na primeira.eira aula
    Salvaram minha vida e fortaleceram meu sistema imunológico…..só tenho a agradecer e recomendar

    • Que máximo! Parabéns! Infelizmente ainda tomo ansiolítico e antidepressivo, mas este site me animou a tentar a yoga, nem que seja de casa. Bom ler coisas assim, me animam! Parabéns e obrigada!

  4. Excelente ! Exercícios assim, eu espero que pais e professores já os ensinem em casa e em escolas desde que as crianças já possam ser ensinadas. Auxilia no processo de autoconhecimento, do domínio de si, etc. Para adultos, uma prática que espero. seja incorporada ao ambiente de trabalho, assim como há momentos ora alongamento.

  5. Pingback: 10 estratégias para construir um mindset fortalecido ⋆ Dina Arashiro Coaching·

  6. Pingback: EME Saúde | TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS·

  7. Pingback: #41 – Pre-night primata, Yoga mental no facebook, e a mente de um predador. – Eureka Podcast·

  8. Pingback: TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS·

  9. Pingback: TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS – Shanti Om·

  10. Pingback: Técnicas respiratórias do yoga e seus efeitos – espaço yoga vivência·

  11. Pingback: Yoga direcionado para Transtornos Mentais | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

  12. Pingback: O poder da respiração consciente – Paula Fernanda·

  13. Pingback: As vantagens do Yoga para os idosos | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

  14. Pingback: Respiração no dia-a-dia: 3 formas de uso desse recurso natural | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

  15. Mas os medicamentos psiquiatricos apenas precisam de serem engolidos acompanhados de um copo de de agua. Toda a participacao do paciente é dispensavel. Basta que alguem lhos dê a tomar na hora de os ingerir. O paciente pode se apenas um agente passivo. Toma um comprimido e dorme. Esta ansioso e faz o mesmo esforco de o engolir. O yoga exige trabalho, paciencia e tambem nao é panaceia para tudo . Tal como os comprimidos nao sao. Sao apenas um coadjuvante. Quem tem dores dentes deve ir ao dentista. Nao se deve esperar que um comprimido para as dores ou um antinflamatorio resolva o problema.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.