Notícia | Meditação na sala de aula

meditacao-na-escola-gramado-yoga
Foto: Gabriela da Silva | GES-Especial

Meditação faz parte da rotina de aula dos alunos do 5° ano da Escola Nossa Senhora de Fátima em Gramado no Rio Grande do Sul. Os alunos já sabem que ao entrarem na sala, a primeira coisa a ser feita é se sentar confortavelmente na cadeira, fechar os olhos, respirar bem fundo para dar início a um momento de concentração e introspecção.

Esse momento é um hábito nas aulas coordenadas pela educadora Márcia Bianchi, segundo ela, o momento de concentração no início ou no intervalo das aulas têm refletido em significativas mudanças e destaca: “Na questão da aprendizagem melhora muito a memória, a atenção e a concentração”. Quanto ao comportamento, ela observou que a prática “Ajuda bastante na parte da afetividade, são turmas que chegam mais agressivas, onde um se importa muito com a vida do outro, e fazendo a meditação eles aprendem a olhar para dentro de si mesmos e ficam mais tranquilos para lidar com os outros”. Ela também constatou que a relação das crianças com seus familiares melhorou por conta desse novo hábito e diz: “Eles sabem que quando tiverem um desentendimento, podem usar esse método antes de ter uma reação. Vão para o quarto, se acalmam, para depois ter uma conversa”.

Além dessas constatações da educadora, um estudo feito com estudantes da Califórnia, em 2008, comprovou que a meditação melhora o desempenho escolar. De acordo com a pesquisa publicada na revista Education, em 2011, entre os 189 participantes, aqueles que meditavam tiveram um aumento significativo no rendimento em matemática e inglês. Cerca de 41% melhoraram as notas, em comparação com 15% do grupo que não meditou. O trabalho coordenado pelo professor Ronald Zigler, da Universidade Estadual da Pensilvânia, mostrou também que a prática deixa os estudantes mais calmos, felizes e menos hiperativos.

Veja a matéria na íntegra em Meditação tem hora na sala de aula

Anúncios

2 Respostas para “Notícia | Meditação na sala de aula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s