Considerações sobre Aula particular de Yoga

Aula particular de Yoga para iniciantes, idosos ou gestantes.Existem inúmeras razões que levam uma pessoa a decidir fazer aula particular de yoga. No geral, são consideradas vantagens em termos de personalização no emprego das técnicas e ajustes mais cuidadosos por conta da atenção exclusiva recebida do professor.

Essas possibilidades fazem com que a aula particular seja especialmente indicada para gestantes, idosos e para quem procura pelo aspecto terapêutico da prática em função de alguma condição específica.

Esse tipo de aula também favorece uma atitude de introspecção que pode fazer grande diferença para que algumas pessoas consigam ter uma vivência mais profunda e “mágica” com a prática de yoga. Por mais que o ideal seja conseguir alcançar tal estado independente do ambiente, sabemos que essa dificuldade é muito comum. Nesses casos, a aula particular pode ser uma ótima alternativa inicial.

As possibilidades didáticas também se tornam mais amplas visto que o professor, nessa relação direta, consegue fazer uma leitura mais precisa das necessidades e do momento do aluno. Dessa forma, mais que orientar o melhor uso das técnicas, o próprio enfoque das aulas pode ser direcionado com bastante adequação e planejamento.

Esse aspecto é de grande valia para quem está começando, mas também chama a atenção daqueles que tem certa experiência, incluindo aqueles que atuam dando aulas, pois esse tipo de aula permite um refinamento e aprofundamento em alguns pontos da prática que podem fazer grande diferença a longo prazo.

Já a comodidade é uma faca de dois gumes, pode ser um fator positivo ou negativo dependendo da postura assumida em relação a aula. Se houver comprometimento, se torna uma boa vantagem, caso contrário pode atrapalhar. Para que prevaleça o lado bom, acredito que basta um interesse sincero do aluno e uma relação de respeito mútuo entre ele e o professor.

Outro ponto favorável quando a aula é feita no espaço disponibilizado pelo aluno, é o envolvimento que se tem na criação e preparação do espaço e na construção da atmosfera para receber o yoga. Que faz com que a aula deixe de ser um mero serviço a ser consumido e passe a fazer parte de um novo modo de vida em construção.

Essa participação é uma expressão física do comprometimento e desempenha um papel muito importante no aprendizado e no desenvolvimento do aluno, com esse fator presente, certamente, os frutos da prática amadurecerão no tempo certo e serão muito mais saborosos.

Esses são apenas alguns aspectos de um aula particular de yoga. Aulas em grupo também são importantes por outras razões que em breve também serão abordadas aqui no blog.

Namaste!
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.

É do Rio de Janeiro? Já pensou em aprender na sua casa ou ambiente de trabalho técnicas de Yoga e Meditação específicas pra você inserir no seu dia-a-dia?  [+informações sobre disponibilidade, programas e valores]

 

Gostaria de manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos? Cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

 

Anúncios

Uma resposta para “Considerações sobre Aula particular de Yoga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s