A Universalidade dos ensinamentos do Yoga

A Universalidade dos ensinamento do YogaO yoga tem uma base de conhecimento profunda e original de muito valor para a humanidade. No entanto, apesar da universalidade dos ensinamentos, sua linguagem, extremamente simbólica, tanto contribuiu para a formação de uma cultura como carrega seus traços, inclusive os religiosos.

Isso acaba criando uma barreira que impede algumas pessoas de se aprofundar e repele outras até mesmo de conhecer essa prática.

O entendimento de cultura como uma linguagem que podemos aprender sem sermos, necessariamente, convertidos por ela, pode ajudar a diminuir essa resistência que acaba afastando ou reduzindo as possibilidades que o yoga oferece.

Acredito que levantar essa reflexão pode, em algum nível, contribuir com a dissolução dessa barreira cultural tornando mais acessível um entendimento mais amplo desse modo de vida que tem por objetivo final nos levar até a semente daquilo que nos move.

ॐ नमः शिवाय
OM Namaḥ Śivāya
Por Gilberto Schulz

Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação

Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
aula-ioga-particular-rio-de-janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.