Receita Vegetariana | Strogonoff de Soja e Cogumelos

Receita Vegetariana | Strogonoff de Soja e CogumelosUm clássico revisado para os vegetarianos. Para mim a melhor versão vem acompanhada de um arroz branco, batata palha e chutney de manga.

Tempo de Preparo: 30 min.

Ingredientes

1 xícara de proteína de soja grossa
3 tomates maduros
1 caixinha de creme de leite
1 vidrinho de  champignon
3 colheres de sopa de ketchup
cebola picada a gosto
2 xícaras de alho poró
sal a gosto

Modo de Preparo

Coloque as duas xícaras de proteína de soja de molho em 1 litro de água fervida. Adicione sal a gosto e alguns temperinhos (sugiro pimenta do reino).
Quando estiver macia, escorra a água e esprema com as mãos ou com um espremedor de batatas. Corte cada bolinha da soja em dois.
Em uma panela aquecida,  refogue a cebola. Junte a soja, cozinhe um pouco e coloque os tomates sem semente e cortados em 3 partes. Deixe refogar até os tomates ficarem macios.
Misture o ketchup, champignon, sal, o alho poró. Quando o tempero estiver ok, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Bom apetite!
Iara Amaral

Propriedades medicinais dos ingredientes

Soja: reduz os riscos de algumas doenças crônicas e degenerativas. É rica em proteínas de boa qualidade. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. As pesquisas têm demonstrado que as isoflavonas da soja também são recomendadas na tensão pré-menstrual, no alívio dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose.

Tomate: recomendado no controle de colesterol. Rico em licopeno, que ajuda a proteger não só contra  o câncer de próstata, mas também de mama, pâncreas e do intestino, principalmente quando consumido com alimentos ricos em gordura, como abacate, azeite de oliva ou castanhas. (Isto é porque os carotenóides são lipossolúveis, ou seja, eles são absorvidos pelo organismo junto com as gorduras). Também é uma boa fonte de potássio e de niacina, vitamina B6, C e ácido fólico.

Champignon: contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes.  Por apresentarem altos teores de ácido fólico, os cogumelos previnem doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, e são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV.

Cebola: boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. Promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago. Auxilia na redução da pressão arterial e evita a formação coágulos sangüíneos.

Alho Poró: rico em fibras, potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas B e C, o Alho Poró tem inúmeros benefícios para a saúde: combate gripes, resfriados e má digestão e previne arteriosclerose e pressão alta.

Compartilhe sua Receita Vegetariana ou Vegana preferida ou alguma que tenha seu toque especial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s