Um clássico revisado para os vegetarianos. Para mim a melhor versão vem acompanhada de um arroz branco, batata palha e chutney de manga.
Tempo de Preparo: 30 min.
Ingredientes
1 xícara de proteína de soja grossa
3 tomates maduros
1 caixinha de creme de leite
1 vidrinho de champignon
3 colheres de sopa de ketchup
cebola picada a gosto
2 xícaras de alho poró
sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque as duas xícaras de proteína de soja de molho em 1 litro de água fervida. Adicione sal a gosto e alguns temperinhos (sugiro pimenta do reino).
Quando estiver macia, escorra a água e esprema com as mãos ou com um espremedor de batatas. Corte cada bolinha da soja em dois.
Em uma panela aquecida, refogue a cebola. Junte a soja, cozinhe um pouco e coloque os tomates sem semente e cortados em 3 partes. Deixe refogar até os tomates ficarem macios.
Misture o ketchup, champignon, sal, o alho poró. Quando o tempero estiver ok, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Iara Amaral
—
Propriedades medicinais dos ingredientes
Soja: reduz os riscos de algumas doenças crônicas e degenerativas. É rica em proteínas de boa qualidade. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. As pesquisas têm demonstrado que as isoflavonas da soja também são recomendadas na tensão pré-menstrual, no alívio dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose.
Tomate: recomendado no controle de colesterol. Rico em licopeno, que ajuda a proteger não só contra o câncer de próstata, mas também de mama, pâncreas e do intestino, principalmente quando consumido com alimentos ricos em gordura, como abacate, azeite de oliva ou castanhas. (Isto é porque os carotenóides são lipossolúveis, ou seja, eles são absorvidos pelo organismo junto com as gorduras). Também é uma boa fonte de potássio e de niacina, vitamina B6, C e ácido fólico.
Champignon: contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. Por apresentarem altos teores de ácido fólico, os cogumelos previnem doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, e são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV.
Cebola: boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. Promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago. Auxilia na redução da pressão arterial e evita a formação coágulos sangüíneos.
Alho Poró: rico em fibras, potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas B e C, o Alho Poró tem inúmeros benefícios para a saúde: combate gripes, resfriados e má digestão e previne arteriosclerose e pressão alta.