Dica | Disciplina da água: Beba 1/2 copo de água antes de dormir e 1 ao acordar

beba-agua-antes-de-dormir-acordar-purifica-funcao-yogaBem antes de conhecer formalmente o yoga, chegou até mim um livro muito básico sobre Hatha Yoga, o “Filosofia Yogue do bem-estar físico” do Yogue Ramacháraka, na época, eu não sabia do que se tratava e, a princípio, nem estava muito interessado em saber. O que me levou a colocar em prática algumas de suas propostas foi o momento de dificuldade que passava na época, no qual o estresse estava me cercando por todos os lados.

Minha namorada, que aos 10 anos de idade já havia tido contato com yoga, recorreu a esse livro que pertencia a sua mãe para ver se encontrava nele algo que pudesse me ajudar e encontrou. 

Dicas simples, de hábitos cotidianos a relaxamentos conduzidos que deram início a um processo de transformação na minha vida. Sou muito grato a ela, a esse livro e a Īśvara que me colocou em contato com ambos. Como forma de agradecimento, compartilho com vocês a primeira dica yogi que implementei na minha vida, sabendo que por mais simples que pareça, ela pode dar início a uma série de transformações.

Diz respeito à ingestão de água. Todos sabemos a importância vital da água, mas ainda assim muitas pessoas não dão a ela a devida importância e isso é tão evidente que podemos ver essa negligência refletida nos rios e mares. Assim como o planeta precisa da água para a manutenção dos ecossistemas, da mesma forma o corpo humano tem necessidade de irrigação constante para cada célula, tecido e órgão para que funcionem adequadamente.

A água é fundamental para o bom funcionamento de todos os sistemas que compõe o nosso corpo. É um dos pilares para saúde, bem-estar, força e até beleza! Dizem que o sangue representa a vida humana, o que dizer em relação água?

grafico-funcao-da-agua-no-corpo

Sobre a questão da quantidade certa de água a ser ingerida diariamente, Isabel Jereissati, nutricionista funcional e docente da UFRJ disse ao portal de saúde do Terra: “um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia”. Ou seja, a conta é simples 35 x seu peso = a quantidade de água a ser ingerida diariamente.

A dica também é muito simples

Inclua nessa quantidade de água diária…

½ copo de água antes de deitar-se para dormir.

1 copo de água imediatamente após acordar.

Beba devagar, como se estivesse saboreando a água, pois dessa forma aumentamos a absorção do prána, que tem início na boca, principalmente na língua. Experimente essa forma de sorver a água também em momentos de nervosismo ou quando estiver se sentido exaurido.

Além da utilidade física no sentido da limpeza do organismo enquanto dormimos e de sua preparação para assimilação dos nutrientes que serão posteriormente ingeridos ao começar o dia, essa prática funciona como uma disciplina na qual a capacidade de fazer escolhas é desenvolvida, e assim damos o primeiro passo para sair do automatismo.

Om
Por Gilberto Schulz

Anúncios

3 Respostas para “Dica | Disciplina da água: Beba 1/2 copo de água antes de dormir e 1 ao acordar

    • boa, Rosemery. E também podemos incrementar essa dica acrescentando suco de meio limão na água a ser tomada ao acordar. Existe um ditado ayurvédico que diz onde há limão, não há espaço para doenças.

  1. Ótima dica! Deixo a minha também: solarizem a água em jarros de vidros envoltos de papel celofane colorido , ou mesmo jarros coloridos de vidro. Além de purificar a água de microorganismos e de do cloro e flúor, a energia do sol estará também presente. Usem um tecido com furinhos, como o voal, para cobrir a boca do recipiente 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s