Mahashivaratri, A grande Noite de Shiva

maha-shivaratri-yogaChegamos mais uma vez ao Mahāshivaratri, literalmente “Grande noite de Shiva”. O Mahashivaratri é uma noite dedicada a Śiva que ocorre entre o 13º e 14º dia da fase escura da Lua do mês lunar de Phalaguna. No nosso calendário, neste ano de 2017, dia 24 de fevereiro.

Śiva é o patrono do yoga, aquele que concedeu à humanidade o hatha vidya, o conhecimento do hatha yoga. A palavra Śiva significa aquele que é auspicioso, também associado à destruição, pois se refere àquilo que dissolve e destrói a ignorância e o sofrimento.

Nas palavras de Luciano Giorgio do Vedanta Life, “Śiva não é alguém separado de você. Em sânscrito, a palavra significa “auspicioso”, e indica aquilo que é totalmente livre das limitações do mundo. Uma das ocorrências mais significativas dessa palavra nos Vedas é encontrada na Māṇḍūkya-Upaṇiṣad, que diz: Aquilo no qual todo o universo se resolve, que é a paz, que é auspicioso, livre de dualidade, conhecido como o “quarto” – esse é o Eu, aquilo que deve ser conhecido.”

Nesse dia, os praticantes de yoga mais imersos nesse contexto mais amplo, podem realizar diversas disciplinas, do japa, a repetição do mantra Om namah Śivāya a um jejum adequado na forma de oferecimento à Śiva de acordo com esse entendimento exposto acima, para que possamos nos libertar da ignorância.

Om namah Śivāya

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s