Texto | Yoga no dia-a-dia: Tirando os calçados também antes de entrar em casa

sapatos-calçados-energia-bacteris-yoga-deixar fora de casaQuem já visitou um espaço de yoga mesmo que apenas para pedir informações deve ter reparado que os calçados ficam do lado de fora do espaço de prática, numa antessala ou no máximo, num cantinho do próprio espaço quando não há outra opção.

Dependendo da visão de mundo de cada um, imagino que esse gesto até pode parecer frescura, superstição ou um traço meramente cultural vindo do oriente. No entanto, basta uma breve reflexão para se compreender uma das razões básicas para se fazer isso: a higiene.

A higiene faz parte de uma vida de yoga, a interna através das ações de purificação orgânica e mental e externamente através do banho e da limpeza do ambiente. Atualmente, a higiene é um valor bem disseminado, a maioria das pessoas conhece sua importância relacionada a manutenção da saúde.

No contexto da prática de yoga é óbvia a importância de manter o chão limpo.  Estabelecemos uma relação estreita com o solo: nosso material fica em contato com ele e nós também em posturas deitadas sobretudo no shavásana, no relaxamento, onde muitas vezes nossos braços e pés acabam tocando o chão diretamente.

Ainda existem outros aspectos sutis envolvidos na retirada dos calçados para uma aula de yoga e também de vedanta, mas como a sugestão aqui apresentada é de tirar os calçados antes de entrar em casa ou pelo menos no seu quarto, vou destacar a relação com a higiene.

Já pensou em quantos germes e bactérias carregamos diariamente na sola do sapato para dentro da nossa casa? Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alertou para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos nojentos e contaminados em casa. A bactéria mais comum que vem da rua para casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!

Não precisa ficar neurótico com esse dado, mas a medida de deixar os sapatos num local apropriado na entrada de casa é muito simples e ainda podemos associar a esse gesto uma atitude psicológica de se despir dos papéis que desempenhamos ao longo do dia, deixando com isso os resíduos energéticos e emocionais a eles atrelados de fora.

Com isso, seu espaço, sua casa ou seu quarto se tornará ainda mais sagrado e estar nele irá lhe proporcionar um grande bem-estar e o ambiente se tornará muito mais favorável para a introdução de uma prática de yoga e de meditação.

Quem adota esse hábito sabe muito bem das mudanças que resultam desse simples gesto. Experimente e descubra.

Obs: Caso tenha algum problema com a temperatura do chão, tenha um chinelo próprio para andar em casa.

Harih Om
Gilberto Schulz

Gostaria de conhecer e aplicar uma rotina de Meditação nos Chakras? Cadastre gratuitamente seu e-mail clicando na imagem abaixo para receber em primeira mão informações sobre esse material que está saindo do forno.

meditacao-chakras

Anúncios

Uma resposta para “Texto | Yoga no dia-a-dia: Tirando os calçados também antes de entrar em casa

  1. Pingback: Links da Semana – Tirar os calçados antes de entrar em casa + Esmalte Spray + Castelo Rá-Tim-Bum |·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s