Yoga nas mídias | Documentário: Awake – A Vida de Yogananda

yoga-mídias-documentario-awake-vida-de-yoganandaNo próximo dia 19 de novembro de 2015, estreia em cinemas de 10 cidades brasileiras o documentário Awake – A vida de Yogananda. Autor do clássico Autobiografia de um Iogue, é considerado um dos responsáveis pela difusão do Yoga no Ocidente. O filme traz histórias comoventes sobre os preconceitos e dificuldades que ele viveu, ao abrir caminho para uma ciência completamente nova nos EUA dos anos 20, um país extremamente conservador.

Trailler do filme Awake – A vida de Yogananda

O livro “Autobiografia de um Iogue” lançado em 1946 – narra a trajetória de Paramahamsa Yogananda, com passagens de profunda devoção mescladas a casos de humor – acabou por tocar inúmeras pessoas que decidiram se aprofundar em seus ensinamentos. Ravi Shankar, respeitável músico indiano, entregou um exemplar ao beatle George Harrison, que leu e sentiu tocado de tal forma por esta obra que, nas próprias palavras, tornou-se alguém melhor e dizia que esse livro era capaz de tocar o coração de pessoas de todas as religiões.

Steve Jobs, fundador da Apple, também costumava declarar apreço pelo mestre indiano. Seu secretário relata no filme que ele tinha, apenas, um livro em seu Ipad: “Autobiografia de um Iogue”. Já em estado terminal, Steve pediu que um exemplar deste best-seller fosse entregue aqueles que comparecessem ao seu enterro. O que aconteceu.

A filmagem do documentário inclui entrevistas não-convencionais, imagens metafóricas, nos levando das peregrinações sagradas na Índia à Faculdade de Estudos Religiosos de Harvard e seus modernos laboratórios de Física, do Centro de Ciência e Espiritualidade da Universidade da Pennsylvania ao Centro Chopra em Carlsbad, Califórnia.

Distribuído pela Espaço Filmes, o documentário será lançado, simultaneamente, em dez cidades: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e João Pessoa.

Seguem os locais:

São Paulo: Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Espaço Itaú de Cinema – Pompéia, Cinearte | Conjunto Nacional, Cinesala.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú de Cinema – Botafogo
Porto Alegre: Espaço Itaú de Cinema
Curitiba: Espaço Itaú de Cinema – Curitiba
Brasília: Espaço Itaú de Cinema
Salvador: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha
Florianópolis: Cinespaço BeiraMar
Belo Horizonte: Cinema Belas Artes
João Pessoa: Cinespaço MAG
Santos: Cinespaço Santos

Página do filme no Facebook: Awake – A vida de Yogananda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s