Conheça esta iniciativa: Yoga para moradores de rua

Tudo começou com uma garrafa de café e alguns pães distribuídos por três pessoas a moradores de rua em uma praça da cidade do Rio de Janeiro, marcando o início do Projeto Voar.

Com o passar do tempo, mais pessoas se juntaram ao projeto e passaram a compartilhar também aulas de yoga para essas pessoas que se encontram em situação de rua.

Segundo André Andrade Pereira, mentor das iniciativas Voar e Yoga de Rua, que acontecem nas ruas do Rio de Janeiro:

“O projeto Yoga de Rua nasceu para que fosse possível passar mais tempo com as pessoas que já vinham tomar o café. Eu queria compartilhar mais esse momento com os companheiros de rua. Praticando yoga, criamos uma relação onde somos todos iguais”

Muitos chegaram nessa condição de rua recentemente, em função da perda de emprego e da impossibilidade de pagar um aluguel.

Esse é o caso, por exemplo, de Roberto Moreira da Silva, que há dois anos e meio se viu sem trabalho e obrigado a morar na rua.

Para ele, praticar yoga é aliviar a pressão e o sofrimento: “É renovador. A gente vai se libertando de muita coisa ruim. A rua sempre é uma tensão, para quem mora nela ou não. A yoga veio para nos erguer”.

As aulas podem não resolver o problema que levou cada participante à essa condição, mas funciona com um pequeno passo no sentido de devolver a dignidade, resgatar às esperanças e reduzir o sofrimento.

O Yoga de Rua é um movimento totalmente voluntário e horizontal que reúne instrutores de yoga, estudantes, cozinheiros e voluntários de um modo geral com o intuito de criar vínculos com pessoas que moram nas ruas das grandes cidades do país.

No Rio, o Yoga de Rua acontece às segundas no Aterro do Flamengo, às quartas no Parque Guinle e às quintas na Praça Paris. De 10:00 às 12:00. Em São Paulo, às terças e quintas na Praça da Sé, às 14:00.

O projeto recebe contribuições através do site Benfeitoria: https://benfeitoria.com/yogaderua

Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes!
Equipe Yoga em Casa

matéria adaptada do portal Goethe Institut

Veja também YOGA PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS NA UNIDADE ONCOLOGIA D’OR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.