Como fazer um óleo medicado de maneira simples

Terapia-Marma-ioga-massagem-e- aromaterapia-ayurvédica

Óleos medicados especiais feitos na Índia são os chamados thailas (de tila = gergelim). Eles têm por base os óleos de coco ou gergelim, nos quais são misturadas ervas medicinais como sândalo, cânfora, aswagandha, bala, shatavari, brahmi, gotu kola (plantas indianas).

No Brasil pode-se utilizar as plantas medicinais correspondentes, algumas como malva branca, arnica, mamona, acariçoba, calêndula, camomila, barbatimão, eucalipto, alecrim, erva-de-bicho, artemísia e tantas outras, levando-se em conta qual o objetivo que se queira do óleo: anti-inflamatório, nervino, calmante, esfriante, relaxante, tonificante.

As propriedades das ervas penetram no óleo e aumentam seu efeito. Os thailas são a melhor forma de tratar os marmas pois combinam óleos de massagem e ervas para uma ação sinérgica mais poderosa.

Veja como fazer

Escolha as ervas medicinais com as quais quer medicar o óleo (pode ser mais de uma), escolha o óleo-base (pode ser de gergelim, coco, semente de uva, oliva, amêndoas, ambos de origem vegetal, orgânico se possível).

Faça uma decocção (ferver as plantas com água) na proporção de 1:16 partes de erva e água, respectivamente, reduzindo-a à quarta parte, ou seja, se ferver 1 litro de água e colocar o equivalente a 1/16 da planta in natura ou seca (se for seca, em maior quantidade), deixe a mistura reduzir até 250ml da decocção.

Após coar, misture o mesmo volume de óleo ou ghee, fervendo até reduzir à metade, o qual irá evaporar toda a água. Assim você terá um óleo medicado feito em casa.

Para um maior e essencial conhecimento da localização, função, sintomas e tratamento de cada marma verifique o livro de Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade: Ayurveda e a Terapia Marma: pontos de energia no tratamento por meio da ioga. (dica de livro).

Por Pollyana Degan

4 Respostas para “Como fazer um óleo medicado de maneira simples

  1. Pingback: Dica | Automassagem dos marmas, aromaterapia e cura prânica « yoga em casa | conheça e pratique com gilberto schulz·

  2. Pingback: Texto | Terapia Marma, massagem e aromaterapia Ayurvédicas « yoga em casa | conheça e pratique com gilberto schulz·

  3. Bom dia.
    Gostaria de saber mais como preparar os óleo simples medicinal em casa e para as principais doenças: dores musculares artrose artrite dores emocionais.
    Att Denise

  4. Gostaria q a solicitação sobre a preparação dos oleos medicinais e suas especificidades fossem encaminhando para o meu email.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s