Notícia | Pratica de Yoga é mais eficiente para melhorar a memória

memoria e yoga

De acordo com estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health em 2013, 20 minutos diários de prática de Yoga são suficientes para aumentar o poder do cérebro.

Os resultados da pesquisa apontam que uma aula de hatha yoga de apenas 20 minutos com alguns asanas, pranayama e meditação foi capaz de melhorar significativamente a velocidade e precisão dos voluntários quando testados em relação a memória e concentração.

Segundo dados do estudo, voluntários que haviam acabado de correr durante 20 minutos eram menos capazes de manter a concentração em tarefas específicas quando comparados aos que realizaram uma sessão de yoga com a mesma duração.

“Parece que, após a prática do yoga, os participantes eram mais capazes de concentrar seus recursos mentais, processar informações de forma rápida, com mais precisão e também aprender, manter e resgatar informação de forma mais eficaz do que após a realização de um exercício aeróbico”, disse Gothe.

“A respiração e os exercícios de meditação visam acalmar a mente e o corpo e evitar pensamentos dispersantes enquanto você se concentra em seu corpo, postura ou respiração. Talvez esses processos sejam mantidos além da prática de yoga quando você executa tarefas mentais ou atividades do dia-a-dia. Muitos fatores podem explicar os resultados”, afirmou Gothe.

“Além disso, meditação e exercícios respiratórios são conhecidos por reduzir a ansiedade e o stress, o que por sua vez, pode melhorar a pontuação em alguns testes cognitivos “, disse ela. “Nós só examinamos os efeitos do yoga e de exercícios aeróbicos realizados por 20 minutos entre estudantes do sexo feminino “, disse McAuley.

No entanto, este estudo é extremamente oportuno e os resultados vão permitir aos pesquisadores desenvolvê-lo no futuro . Vemos resultados promissores similares entre os adultos mais velhos também. Pesquisas sobre a prática de Yoga estão em estágios iniciais e com a sua crescente popularidade em todo o mundo, os pesquisadores precisam adotar abordagens sistemáticas rigorosas para examinar seus efeitos a longo prazo.”

Os cientistas da Universidade de Illinois seguem realizando novos estudos para identificar o impacto do yoga na saúde global ao longo da vida dos praticantes da atividade.

Publicação na íntegra em inglês em A 20-minute bout of yoga stimulates brain function immediately after

Gostaria de manter o contato para não perder as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos? Cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:
yoga-em-casa-aula-particular-online

Anúncios

2 Respostas para “Notícia | Pratica de Yoga é mais eficiente para melhorar a memória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s