Texto | Yoga no dia-a-dia: Visão objetiva não exclui os Sonhos

yoga-no-dia-a-dia-visao-objetiva-nao-exclui-sonhos-yoga-pes-chaoUma visão objetiva faz parte de uma vida de yoga. Contudo, isso não quer dizer que os sonhos devem ficar de fora. Sonhar é uma parte essencial da condição de estar vivo, tanto no sentido literal quanto poético.

A proposta que nasce dessa visão, entretanto, é que sejamos capazes de sonhar sem perder o contato com o chão. Nesse sentido, não basta sonhar, é importante que o sonho tenha um ponto de conexão com nossa realidade atual e faça vibrar nosso coração seja por seu propósito ou beleza.

Um grande mestre da tradição do yoga, Swami Sivananda dizia “As pessoas variam em suas capacidades físicas e mentais para realizar coisas. Portanto, cada um precisa ter um ideal que melhor se adapte a seu próprio temperamento e capacidade e deve ir em busca dele com entusiasmo e atuação dinâmica.”

Partindo dessa perspectiva e tendo visualizado no horizonte o “castelo” onde queremos chegar ou que pretendemos erguer, voltamos o olhar para onde estamos pisando e construímos o caminho que nos levará até ele. Equipados com coragem, paciência e disposição para lidar com os obstáculos e também para refazer a rota quantas vezes for necessário.

Saber que a felicidade não estará lá, que ela é sua natureza, dá um novo sentido a essa busca. Agir em prol de um objetivo significará, então, dar vasão a sua plenitude e expressar sua gratidão pelas capacidades e recursos que dispõe.

Com isso, deixamos de lado a condição de meros consumidores e passamos a ser contribuidores, essa mudança é fundamental para nosso amadurecimento e para o desenvolvimento no yoga.

É fundamental também ter em mente o recado dado por Krishna na Bhagavadgita: Sua capacidade é somente quanto à ação, jamais quanto ao resultado. Não queira ser a causa do resultado da ação, tampouco esteja sujeito à inação.

Dessa forma, receba cada resultado como um presente, as variáveis não são aleatórias e mesmo quando o fruto de uma ação não é doce, tem sua razão e cumpre um papel importante. Aprendemos com ele e seguimos adiante.

OM
Por Gilberto Schulz

Gostaria de manter o contato para receber as futuras publicações e informações sobre cursos e eventos? Cadastre-se gratuitamente clicando na imagem abaixo:

yoga-em-casa-aula-particular-online

Anúncios

2 Respostas para “Texto | Yoga no dia-a-dia: Visão objetiva não exclui os Sonhos

  1. Pingback: Tempo perdido? Quando parar nos leva adiante | yoga em casa | para conhecer e começar a praticar onde estiver·

  2. Pingback: TEMPO PERDIDO? QUANDO PARAR NOS LEVA ADIANTE | Jaya Yoga·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s