B.K.S. Iyengar, mestre de Yoga, recebe homenagem do Google em 97° aniversário
B.K.S. Iyengar, um dos responsáveis pela difusão do yoga no Ocidente, é celebrado com um Doodle Google nesta segunda-feira (14). Ele completaria 97 anos hoje, se estivesse vivo. Nascido na Índia em 1918, B.K.S. Iyengar publicou diversos livros como “The Path to Holistic Health” (ou “O caminho para a saúde holística”, em português) e “Light on Life” (Luz na Vida) e inspira muitos praticantes com seus ensinamentos.
O Doodle que substituiu a logo do buscador, mostra B.K.S. Iyengar praticando poses tradicionais do yoga em três versões que variam quando o usuário atualiza o buscador.
Vida e morte de B.K.S. Iyengar
B.K.S. Iyengar, nome pelo qual ficou conhecido Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, é o 11º de 13 filhos, e sofreu de diversos problemas de saúde durante a infância, como malária, tuberculose e febre tifoide. Com o objetivo de melhorar sua saúde, foi introduzido de forma muito peculiar ao yoga por seu guru Tirumalai Krishnamacharya, conhecido como o “pai do yoga moderno”, aos 16 anos. Aos 18 anos, foi enviado para a cidade de Pune, no sul da Índia, para transmitir seus ensinamentos sobre yoga e meditação.
O mestre ensinou yoga para várias personalidades como o escritor Jiddu Krishnamurti, a atriz Annette Bening, o jogador de críquete Sachin Tendulkar e até mesmo a Rainha Elizabeth da Bélgica, quando ela tinha 80 anos de idade. Ainda, conquistou seguidores famosos em todo o mundo, como Rajendra Prasad, primeiro presidente da Índia e o Papa Paulo VI, por exemplo.
Com sua importância reconhecida mundialmente, B.K.S. Iyengar recebeu do governo indiano, em 1991, a quarta mais alta condecoração civil da Índia, o Padma Shri e, em 2002, foi concedido a ele o Padma Bhushan, a terceira mais alta condecoração do país.
BKS Iyengar morreu em 20 de agosto de 2014, em Pune, na Índia, vítima de insuficiência renal e cardíaca, aos 95 anos. Em 2014, após sua morte, foi nomeado pela revista norte-americana “Times” uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.