Bandha é um termo em sânscrito que significa travar, fechar ou fixar e se refere a um conjunto de técnicas fundamentais do hatha yoga. Traduz-se numa ativação muscular que envolve um direcionamento de atenção e da energia a determinados pontos do corpo.
Existem quatro bandhas principais:
mula, ativação do assoalho pélvico
uddiyana, ativação do abdômen
jalandhara, ativação da garganta
jihva, ativação do céu da boca com a língua.
No geral, eles funcionam como um mecanismo de segurança na realização das posturas e de algumas técnicas respiratórias. Também servem para evitar a dispersão da energia bem como direcionar seu fluxo. Além disso, tais ativações são extremamente benéficas para o sistema endócrino.
Desses quatro bandhas, dois são mais básicos por cumprirem um papel muito importante na prática das posturas e nas ações cotidianas no sentido de favorecer o alinhamento postural, de proteger a coluna e de conservar nossa energia: o mula bandha e o uddiyana bandha.
Por isso, considerei pertinente abordá-los com mais ênfase de forma simples e prática de modo que o contato com este artigo já possa representar uma contribuição efetiva para você a partir deste instante, melhorando a forma como você se senta, o seu caminhar, a sua corrida e, é claro, a sua prática de yoga e de meditação.
Como em todas as técnicas do yoga há níveis e variadas formas de atuação, apesar dos bandhas se relacionarem principalmente com práticas sutis, vamos tratar deles no que diz respeito ao corpo denso.
Os dois bandhas em questão devem ser acionados de forma conjunta para favorecer o alinhamento e a estabilidade postural e podem ser usados nas posições de pé, sentado e até mesmo deitado. Mas primeiro vamos conhecê-los e experimentar sua ativação separadamente.
Mula bandha
Essa expressão pode ser traduzida por “fecho da raiz”. Essa técnica consiste numa suave contração e elevação do assoalho pélvico.
Como fazer?
Contrai-se primeiramente a musculatura dos esfíncteres do ânus e da uretra, os mesmos músculos que contraímos quando estamos com muita vontade de ir ao banheiro. Depois, acionamos de forma sutil a elevação dessa estrutura muscular.
Inicialmente, treine ativar sem manter essa contração, fazendo pausas entre uma contração e outra, conforme for assimilando tal acionamento passe a mantê-lo por períodos cada vez mais longos observando sempre o bom-senso.
Uddiyana bandha
Essa expressão pode ser chamada de “fecho do fluxo ascendente”. Consiste numa contração abdominal específica que instiga o fluxo energético para cima. Sua aplicação cotidiana e na prática das posturas não envolve uma contração tão profunda quanto na sua utilização independente.
Como fazer?
Acionamos a musculatura abnominal, principalmente a da região abaixo do umbigo como se quiséssemos retrair um pouco essa parte da barriga puxando o umbigo levemente para dentro e para cima.
Assim como no mula bandha, comece fazendo pausas entre uma execução e outra, conforme for assimilando passe a manter por períodos cada vez mais longos. Você terá assimilado essa ativação quando sua realização não prejudicar sua respiração.
Mula e uddiyana bandha
Agora, experimente ativar esses dois bandhas simultâneamente, por incrível que pareça, você pode sentir mais facilidade dessa forma. Com o tempo, passe a conservar sutilmente essa ativação integrada ao longo do dia e durante a sua prática, inclusive a da meditação e verifique você mesmo a importância desses bandhas e o que eles podem lhe proporcionar em termos de alinhamento, estabilidade e conforto.
Harih Om
Por Gilberto Schulz
Gilberto Schulz tem formação técnica em yoga pela ABPY e participação em cursos no Brasil e na Índia com professores de referência da tradição do yoga.
Atua há mais de 10 anos ensinando yoga e meditação
Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
Por favor, desejo fazer o curso de instrutora de yoga. Grata desde já
Bacana o post. Agora poderia tratar dos outros dois bandhas, jalandhara e jihva, respectivamente.
Grato! /\
Obrigada por contribuir com meus estudos. 🙏🏿