Texto | Yamas e Niyamas, os alicerces do Yoga segundo Patañjali

Yamas-Niyamas-etica-do-yoga-iniciantesNo yoga não existe nenhum tipo de imposição. Podemos dizer que se trata de um modo de vida composto por diversas frentes de atuação que têm como objetivo promover o bom funcionamento do nosso corpomente, tornando-o um instrumento disponível para vivermos da melhor forma e que, mais do que isso, possibilite o autoconhecimento.

bks-iyengar-yamas-niyamas-yoga

Sem alicerces firmes, uma casa não pode ficar em pé. Sem a prática dos princípios dos yamas e niyamas, não pode haver uma personalidade integrada. A prática de asanas sem o suporte de yama e niyama é mera acrobacia. B.K.S. Iyengar.

Os primeiros passos desse caminho, de acordo com o Yoga Sūtra de Patañjali, são os yamas e niyamas, condutas ou atitudes indicadas para que compreendamos o valor que elas possuem no sentido de tornar nossa mente livre de conflitos, condição indispensável para o autoconhecimento e até mesmo para termos saúde e desfrutarmos momentos de paz e felicidade.

Possuir uma mente capaz de estar consigo mesma envolve a aquisição de certos valores e atitudes e a clareza quanto à importância deles. Swami Dayananda Saraswati.

Podemos dizer que os yamas são valores que fundamentam as nossas atitudes em relação ao meio socioambiental e são eles: não-violência física, verbal e mental; não mentir; não roubar; ter controle sobre os sentidos; e não-possessividade.

E os niyamas são valores que fundamentam atitudes particulares: limpeza do ambiente, do corpo e da mente; contentamento (não confunda com comodismo); desenvolvimento da força de vontade; estudo sobre o Eu e apreciação da Ordem Cósmica.

Essas indicações devem ser bem entendidas para que não tenham o efeito oposto, de criar conflitos por conta da sensação de culpa advinda de possíveis fracassos em aplicá-las nas nossas vidas, visto que estaremos lidando com condicionamentos e valores arraigados.

Também é importante destacar que essas condutas não são “moralizantes”, nem tem como objetivo nos fazer bonzinhos. Embora atuem como códigos que facilitam a convivência social, as atitudes propostas servem para o próprio indivíduo como um meio pelo qual o autoconhecimento se torna possível.

Om
Por Gilberto Schulz

Para aprofundar o entendimento confira Além do bem e do mal: valores éticos no Yoga

Anúncios

8 Respostas para “Texto | Yamas e Niyamas, os alicerces do Yoga segundo Patañjali

  1. Caro Gilberto fico feliz que esteja conseguindo manter, apesar das dificuldades do dia a dia, a qualidade dos textos, gostei desse também e parabéns.
    Abraços,

    Orlando Manhente

  2. Pingback: Dica | Para praticar yoga sem orientação presencial | yoga em casa | conheça e pratique com gilberto schulz·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s