Através de uma portaria publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) entre as quais: Yoga, Meditação e Ayurveda.
Em janeiro, o ministério havia anunciado que esses procedimentos seriam oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram incluídas na PNPIC, segundo a portaria nº 849 desta terça-feira, a arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde foi criada em 2006 e instituiu no SUS abordagens da medicina alternativa, como fitoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras sendo que cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica.
Artigo sugerido: O valor do Yoga
No entanto, sabemos que nem todas as cidades oferecem a totalidade das terapias que constam no PNPIC, pois além da dependência de verba e de vontade política, os municípios tenderão escolher a partir da impressão que se tenha a respeito da demanda e da necessidade da região.
De qualquer forma, de acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação em 2006 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas. Esperamos que tais práticas sejam bem utilizadas e que cada vez mais pessoas possam se beneficiar delas.
E você o que acha dessa novidade?
Aprenda a aplicar a medicina tradicional indiana no dia-a-dia
Veja as novas práticas incluídas no SUS e como foram definidas
Arteterapia: uso da arte como parte do processo terapêutico.
Ayurveda: busca a cura para os males do corpo e da mente na natureza.
Biodança: é uma prática de abordagem sistêmica inspirada nas origens mais primitivas da dança, que busca restabelecer as conexões do indivíduo consigo, com o outro e com o meio ambiente.
Dança circular: é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea.
Ioga: é uma prática que combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento.
Meditação: prática de concentração mental com o objetivo de harmonizar o estado de saúde.
Musicoterapia: uso dos elementos da música – som, ritmo, melodia e harmonia – com propósito terapêutico.
Naturopatia: uso de recursos naturais para recuperação da saúde.
Fonte: Coluna Bem Estar do G1 da Globo.com
Está no Rio de Janeiro? Já pensou em aprender a praticar yoga e a meditar na sua casa ou ambiente de trabalho com técnicas mais apropriadas para você? Confira o programa de prática desenvolvido pelo Gilberto clicando na imagem abaixo
Pingback: Notícia | Ministério da Saúde inclui Yoga, Meditação e Ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares | Quero Malhar·
Muito bom agora resta saber aonde se vai fazer é como . O que se têm que fazer eu gostava de fazer Yoga passei por um processo oncologia e a Yoga ia fazer bem.
Pingback: Ministério da Saúde incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) entre as quais: Yoga, Meditação e Ayurveda. | IYENGAR YOGA BLOG·
Como um professor pode trabalhar com o SUS? Como isso funciona?