Notícia | Ministério da Saúde inclui Yoga, Meditação e Ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Ministério da Saúde inclui Yoga, Meditação e Ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e ComplementaresAtravés de uma portaria publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) entre as quais: Yoga, Meditação e Ayurveda.

Em janeiro, o ministério havia anunciado que esses procedimentos seriam oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram incluídas na PNPIC, segundo a portaria nº 849 desta terça-feira, a arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde foi criada em 2006 e instituiu no SUS abordagens da medicina alternativa, como fitoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras sendo que cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica.

No entanto, sabemos que nem todas as cidades oferecem a totalidade das terapias que constam no PNPIC, pois além da dependência de verba e de vontade política, os municípios tenderão escolher a partir da impressão que se tenha a respeito da demanda e da necessidade da região.

De qualquer forma, de acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação em 2006 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas. Esperamos que tais práticas sejam bem utilizadas e que cada vez mais pessoas possam se beneficiar delas.

E você o que acha dessa novidade?

saiba mais sobre O valor do Yoga

Veja as novas práticas incluídas no SUS e como foram definidas

Arteterapia: uso da arte como parte do processo terapêutico.

Ayurveda: busca a cura para os males do corpo e da mente na natureza.

Biodança: é uma prática de abordagem sistêmica inspirada nas origens mais primitivas da dança, que busca restabelecer as conexões do indivíduo consigo, com o outro e com o meio ambiente.

Dança circular: é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea.

Ioga: é uma prática que combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento.

Meditação: prática de concentração mental com o objetivo de harmonizar o estado de saúde.

Musicoterapia: uso dos elementos da música – som, ritmo, melodia e harmonia – com propósito terapêutico.

Naturopatia: uso de recursos naturais para recuperação da saúde.

Fonte: Coluna Bem Estar do G1 da Globo.com

 

Anúncios

2 Respostas para “Notícia | Ministério da Saúde inclui Yoga, Meditação e Ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

  1. Pingback: Notícia | Ministério da Saúde inclui Yoga, Meditação e Ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares | Quero Malhar·

  2. Muito bom agora resta saber aonde se vai fazer é como . O que se têm que fazer eu gostava de fazer Yoga passei por um processo oncologia e a Yoga ia fazer bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s