Como nasceu o Programa Online Yoga Acessível

Yoga é mesmo para todos?

A prática de yoga carrega a promessa de ser para todos aqueles que, por alguma razão, quiserem embarcar nessa atividade que trata do corpo, da mente e de todas as camadas do nosso ser.

Porém, algumas pessoas, mesmo ao intuir que yoga pode ser algo realmente importante em suas vidas, encontram alguns obstáculos para iniciar essa prática que é em tese para todos.

Por vezes a conclusão é um sentimento de inadequação: Como pode uma prática que é para todos não me atender bem?

Isso ocorre porque nem todas as práticas ou instrutores tem a sensibilidade ou até mesmo uma capacitação profissional que lhes permita avaliar os alunos a ponto de orientá-los de modo que sua aula seja inclusiva.

Sempre falo que jargões como yoga é para todos, basta respeitar seus limites, respeite a não-violência, pratique e tudo virá etc criam uma percepção errada não só nos praticantes.

Muitos professores e instrutores de fato acreditam que basta certos comandos nesse sentido que qualquer um conseguirá se virar em sua aula.

Experiências que nos ensinam

Por volta de 10 anos atrás, logo quando comecei a dar aulas de yoga e meditação, uma senhora de 90 anos chegou para participar de uma de minhas turmas. Apesar de toda sua vitalidade, tinha diversas limitações de modo que não podia nem mesmo sentar no chão.

Pedi para que sentasse em uma cadeira e tivesse paciência comigo pois não tinha muita experiência mas gostaria de atendê-la bem e que a cada momento em que a turma estivesse fazendo uma sequência de prática já definida eu iria até ela para mostrar adaptações.

Essa foi a primeira de inúmeras experiências que me fizeram buscar possibilidades de adaptar o hatha yoga à condições diferenciadas dentre as quais incluo eventos em que fui convidado para mostrar técnicas de yoga em ambientes empresariais, aquilo que comumente chamam de yoga laboral.

Depoimento de Ana Souza

Acredito que a leitura e a capacidade de me adaptar a tais situações se deve tanto ao curso técnico em yoga que realizei com duração de mais de 3 anos somado a minha formação acadêmica num curso de licenciatura que expandiu minha perspectiva em relação a profissão docente de um modo geral.

Depois que pude observar essas possibilidades passei a usar comigo seja em viagens à espera de algum voo ou até mesmo dentro do avião na classe econômica, naquele espacinho restrito é possível fazer uma prática que minimize os efeitos de carregar mala e de ficar em posições inadequadas para coluna.

Yoga fora da caixa

A verdade é que yoga não precisa ficar limitado a um formato cristalizado de prática de 1 hora em cima de um tapetinho de borracha nem ficar atrelado às posturas mirabolantes diante de belos cenários como as redes sociais acabam retratando.

O yoga, até mesmo no seu sentido prático, tem em sua natureza a vocação de nos ensinar a lidar com nosso corpo, mente e emoções nas mais variadas situações, nos acolhendo e acudindo do jeito que estivermos mesmo que estejamos sem condições de sentar no chão com as pernas cruzadas.

Tenha a sua experiência

Foi um pouco através dessa jornada que cheguei na abertura desse programa online que estou chamando de Programa Online Yoga Acessível onde pretendo mostrar como aplicar as técnicas do yoga da forma mais simples que se possa imaginar através de aulas com no máximo 30 minutos.

Segue o convite abaixo para conhecer melhor a proposta e para participar da aula inaugural dia 31/8 às 19h30.

Um abraço e harih om!
Gilberto Schulz

Uma resposta para “Como nasceu o Programa Online Yoga Acessível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.