A carência de Fundamentos na Prática de Yoga

Dificilmente as práticas de Yoga conduzidas dentro de um modelo padronizado que as pessoas mais buscam permitem que detalhes básicos de ajustes e princípios sejam passados de forma efetiva.

No Yoga as vezes parece que só existem duas opções: Ou se pratica superficialmente em algum studio ou, se você quer aprender mais, que seja autodidata ou busque um curso de formação.

Tudo bem que só passei a dar aulas de yoga por ter me deparado com essa única alternativa, na época eu era essa pessoa que só queria saber mais. Mas não precisa ser assim para todo mundo.

O Yoga promove muitos benefícios, isso é um fato cada vez mais comprovado cientificamente. Aqui no blog até traduzimos um artigo muito bacana da Forbes que vale a leitura: Desvendando os efeitos da prática: A ciência do Yoga

No entanto para que o tiro (a busca por esses benefícios) não saia pela culatra é importante respeitar a equação de uma prática consistente:

+ Fundamentos – Riscos + Resultados

Para além do problema das Formações em Yoga estarem cada vez mais questionáveis salvo raras exceções e isso resultar em propostas de aulas com falhas grotescas, ainda existe uma verdade inconveniente.

Mesmo um pequeno erro repetido muitas vezes pode se tornar um grande problema. O que é extremamente lamentável, pois a proposta do yoga é o autocuidado e o autoconhecimento e não o oposto.

Aqui no site e no canal do YouTube procuro pontuar esses fundamentos ensinando a melhor maneira de distribuir o peso nos pés, nas mãos, algumas ativações musculares que protegem a coluna, como não usar a prática para aumentar desequilíbrios físicos e mentais, entre diversos detalhes de ajustes.

Você pode encontrar todas essas publicações aqui: Fundamentos da Prática por Gilberto Schulz

Apesar de ter retorno sobre a utilidade dessas publicações e de saber que não estou sozinho, alguns professores também se esforçam em trazer esses apontamentos necessários, a verdade é que esses conteúdos dispersos cumprem um papel parcial de satisfazer essas carências.

Pensando nisso desenvolvi o Workshop Online Fundamentos da Prática para poder transmitir com mais ênfase e de forma sistematizada as bases e os princípios essenciais que tornam a prática de Yoga segura abrindo as portas para o aprofundamento.

Esse é um Workshop que também serve de porta de entrada para as Turmas Regulares Online onde reúno praticantes com características semelhantes para desenvolvermos uma prática adequada e progressiva.

Clicando no botão acima você visualiza a página na qual procuramos apresentar com clareza o teor do workshop e como ele será feito. Ainda assim, qualquer dúvida que essa página não responda lá tem a opção de tirar dúvidas pelo whatsapp.

Se achar pertinente ficarei muito feliz em contar com você nessa vivência num ambiente também de troca para desenvolvermos juntos um aprimoramento da prática pessoal.

Namaste!
Gilberto Schulz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.